Morre o designer Chuck Thacker, um dos pais do computador pessoal moderno

1 min de leitura
Imagem de: Morre o designer Chuck Thacker, um dos pais do computador pessoal moderno

O mundo da tecnologia perdeu um de seus grandes nomes nesta segunda-feira (12). Faleceu aos 74 anos o designer Charles "Chuck" Thacker, que era considerada uma das principais mentes por trás dos computadores que usamos até hoje.

Thacker é creditado como um dos principais designers por trás do Xerox Alto, o primeiro computador pessoal feito do zero para rodar um sistema operacional com interface gráfica de usuário (GUI, na sigla original). Lançado em 1973, o modelo não foi um sucesso comercial, mas permitiu que máquinas com suporte a mouse e janelas redimensionávis, por exemplo, virassem o padrão da indústria.

Chuck em uma conferência em 1986 com outros inventores do computador pessoal, como Gordon Bell e Alan Kay.

Segundo o jornalista Michael Hiltzik, que escreveu um livro sobre a época, o designer era "peça-chave" na equipe e "um cara do hardware" em essência, sendo especialista inclusive em criar placas lógicas em uma época em que isso era ainda mais difícil.

Reza a lenda que Steve Jobs, ainda no início da carreira, visitou o PARC (Palo Alto Research Center, o laboratório da Xerox onde surgiram várias das invenções mais importantes da época para a informática). Ao ver o Alto, ele teve a inspiração para criar o Macintosh — cujo projeto já estava em andamento, mas possivelmente foi alterado após o episódio.

Uma carreira brilhante

As contribuições dele não param por aí. Após ser um dos responsáveis pelo Xerox Alto, Thacker foi creditado como co-criador do padrão de conectividade Ethernet, da impressora a laser e do visual do Tablet PC, um projeto da Microsoft que ajudou a criar o visual padrão dos tablets atuais.

Chuck trabalhando na arquitetura da plataforma BEE3, da Microsoft

Ao longo dos anos, ele acumulou diversos prêmios de reconhecimento da carreira e por contribuições à indústria. "Chuck", como era conhecido pelos mais próximos, faleceu devido a uma doença.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.