Project Zero: o plano da Google para proteger a internet

1 min de leitura
Imagem de: Project Zero: o plano da Google para proteger a internet

Hoje, a Google anunciou o lançamento do Project Zero, que pretende reduzir ao máximo a influência de ataques maliciosos na internet mundial. Trata-se de um programa voltado á segurança digital não somente dos serviços que fazem parte da companhia de Mountain View, mas de toda a rede. A Google diz que a motivação disso está no fato de que todos deveriam poder usar a internet sem medo de atividades criminosas ou monitoramento indevido.

Segundo relatos do The Next Web, a Google já investia muito dinheiro em segurança digital e parte dos investimentos do Project Zero vem de fundos já existentes. Também foi revelado que muitos funcionários já dedicavam parte de seu tempo para o aumento da segurança digital, mas que agora existe uma equipe 100% dedicada a isso — incluindo alguns dos hackers mais competentes que a internet pode conhecer. A própria empresa revelou em um comunicado:

“Nosso objetivo é reduzir significantemente o número de pessoas atingidas por ataques. Nós estamos contratando as melhores mentes voltadas às pesquisas de segurança, que terão 100% do seu tempo sendo utilizado para melhorar a segurança ao redor da internet!” A Google ainda deixa claro que não existem limites quanto às pesquisas, pois o foco está exclusivamente na proteção dos usuários.

Sempre que uma vulnerabilidade for encontrada, ela será reportada aos responsáveis pelo site ou pelo aplicativo. Assim que estiver pública, essa vulnerabilidade já deve estar com a correção disponível. Em resumo, o Project Zero pretende permitir que os consumidores estejam protegidos dos problemas antes mesmo que os hackers saibam que eles podem ser explorados — descobrindo bugs com ainda no "Zero-Day". Será que você vai ficar mais seguro com tudo isso?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.