Google pode anunciar headset VR totalmente independente de outros aparelhos

1 min de leitura
Imagem de: Google pode anunciar headset VR totalmente independente de outros aparelhos
Imagem: Shutterstock/Kretsudmitry via Variety

Os óculos Daydream foram revelados pela Google durante a última edição de sua convenção anual, a I/O. Por mais que conte com um design agradável e boa qualidade, o aparelho seguiu os moldes do Gear VR da Samsung, dependendo de um smartphone para funcionar, de forma que não se destacou muito da concorrência. Agora, a publicação Variety afirma que a Gigante das Buscas está se preparando para anunciar um novo aparelho, que não deve necessitar de outras máquinas para permitir que você mergulhe na realidade virtual.

O novo headset da Google deve conseguir rastrear movimentos sem precisar de sensores separados

Citando “múltiplas fontes” internas ao projeto, o site afirmou que a empresa de Mountain View pretende revelar o novo headset durante a edição 2017 de sua conferência para desenvolvedores – que começa nesta quarta-feira (17). A companhia supostamente está trabalhando no aparelho há mais de 1 ano, garantindo que ele não apenas consiga oferecer excelentes experiência VR sem precisar de um celular ou PC, mas também que terá uma tecnologia interessante.

O destaque da novidade seria uma função chamada de “inside-out tracking” (algo como “rastreamento de dentro para fora”, em tradução livre). A novidade permitiria que o dispositivo seria capaz de monitorar a movimentação de seu usuário pelo ambiente real onde ele estiver sem precisar de sensores separados – como aqueles exigidos para utilização do HTC Vive, por exemplo.

A novidade seria uma baita evolução em comparação ao Daydream

Corrida em busca do ouro

Outros grandes nomes da tecnologia também estão realizando seus próprios esforços para sair ganhar a dianteira da corrida pelo VR. Ano passado, o Facebook anunciou que, por meio da Oculus, estava trabalhando em seu próprio headset independente de outros aparelhos e com o mesmo tipo de sistema de rastreamento. HTC, Acer e HP também estão investido em produtos similares, enquanto o HoloLens da Microsoft já oferece algo parecido para realidade misturada.

Até o momento, a Google não anunciou nem comentou qualquer coisa a respeito do seu suposto novo headset VR independente. Podemos apenas esperar pelo início da I/O 2017 para saber se a novidade realmente se tornará pública agora ou se o mistério será mantido por mais algum tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.