Google Wallet não quer deixar de existir e vira app de envio de dinheiro

2 min de leitura
Imagem de: Google Wallet não quer deixar de existir e vira app de envio de dinheiro

Se alguém pensava que o Google Wallet estava com os dias contados por causa do Android Pay, mordeu a língua: os dois vão coexistir. Com a chegada do Android Pay, que vai executar as funções NFC, o Google Wallet terá sua importância minimizada, mas não descartada. A gigante das pesquisas quer manter o serviço vivo e acabou de transformá-lo num app de envio de dinheiro.

O aplicativo reformulado teve seus recursos reduzidos e agora se limita a apenas transferir dinheiro a partir de um cartão de débito, conta bancária ou moeda virtual presente no recipiente do serviço. Essa é a mesma funcionalidade que esteve no app do Google Wallet e no recurso de anexar dinheiro do Gmail, mas agora como um aplicativo independente. Fora isso, há também uma maneira de checar o histórico de transferências realizadas e até mesmo uma seção para gerenciar seu card do Google Wallet, uma espécie de “plano B” para quando o NFC não funcionasse.

NFC e card de fidelidade: tudo no Android Pay agora

Esqueça as funções NFC ou os recursos de card no Google Wallet. Tudo isso será movido para o Android Pay uma vez que o app for lançado. E o novo app do Google Wallet não exatamente substitui o antigo – trata-se de um novo produto sob o codinome de “com.google.android.apps.gmoney”, diferente do anterior, que é “com.google.android.apps.walletnfcrel”. Repare na diferença ao final. Aliás, o antigo Google Wallet será eventualmente atualizado para o Android Pay.

O app do novo Google Wallet tem um ícone sutilmente diferente, com um “W” mais arredondado. O logo original, só para lembrar, trouxe uma combinação inteligente de um “W” em caixa alta e o logo de onda de rádio que o NFC utiliza. Como o novo app não tem mais as funcionalidades NFC, o logo não faz tanto sentido.

Ué, mas... Dois apps de dinheiro agora? Estou confuso

Todos nós estamos um pouquinho confusos, de certa forma, e a Google certamente dará maiores esclarecimentos nas próximas semanas. Basicamente, temos dois apps de dinheiro agora. O Android Pay trará as funções de “tocar e pagar” e transações online, mas, aparentemente, não permite o envio de dinheiro a um amigo que o usuário desejar. O Google Wallet, por sua vez, fará exatamente isso – e, ao que parece, tão somente isso.

Mas aí mora uma pegadinha: se você quiser enviar dinheiro a uma loja, é por meio do Android Pay que deve realizar a tarefa. Se quiser enviar a um site, também é através desse serviço. Mas, ao enviar dinheiro para algum amigo, é o Google Wallet que deve ser utilizado. Um tanto desnecessário, portanto, não?

O TecMundo tentará entrar em contato com a assessoria da Google para obter informações mais esclarecedoras.

Android Pay e Google Wallet vão coexistir: será que isso é necessário? Opine no Fórum do TecMundo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.