Street View: saiba como usar o recurso e ver o interior de estabelecimentos

2 min de leitura
Imagem de: Street View: saiba como usar o recurso e ver o interior de estabelecimentos
Imagem: Startupi

O Google Maps está recheado de funcionalidades legais, e o Street View é um ótimo exemplo disso. O recurso — disponível não apenas no desktop, mas também nos aplicativos da plataforma para dispositivos móveis — permite que o internauta navegue por ruas e  veja o interior de estabelecimentos ao seu redor, como bares, restaurantes, museus, shoppings, teatros e assim por diante.

Trata-se de uma ótima forma de conhecer um lugar ao qual você sempre quis ir, sem ter que gastar dinheiro ou sair de casa. Com o advento dos óculos de realidade virtual (como o Google Cardboard e o Samsung Gear VR), o Street View passa a fazer ainda mais sentido, já que você pode usá-lo em conjunto com tais gadgets para visualizar qualquer parte do mundo de uma forma bastante imersiva.

É muito fácil utilizar o Street View, e, neste tutorial, tomaremos como base a versão web do Google Maps. Primeiramente, vá para a área na qual você deseja navegar (em nosso caso, escolhemos a região dos Jardins, em São Paulo capital). Em seguida, localize o ícone da funcionalidade, que é um bonequinho de cor laranja — ele está localizado no canto inferior direito da interface. Clique nele.

Enquadre a área que você deseja navegar

Imediatamente, o Google Maps mostrará para você quais lugares podem ser visualizados em 3D. As linhas azuis, como você já deve saber, mostram as ruas e avenidas pelas quais você pode navegar. Já os círculos azuis são as Photo Spheres, ou seja, fotografias registradas em 360 graus que passaram pela curadoria da Google e mereceram ser disponibilizadas ao público.

Atente-se às marcações presentes nos mapas

No exemplo abaixo, acessamos uma Photo Sphere que mostra a Avenida Paulista aberta ao público, sem tráfego de carros, em uma tarde de domingo. Tal como no Street View, você pode clicar na tela e arrastar o mouse para visualizar a Photo Sphere por todos os ângulos possíveis, aproveitando ainda mais a sua experiência.

Exemplo de Photo Sphere

Por fim, os círculos laranja são os estabelecimentos que você pode navegar no interior. Aqui, no Brasil, ainda existem poucos conteúdos desse tipo. Veremos então como a funcionalidade se sai nos Estados Unidos — ou, sendo mais específico, em Mountain View, em um pequeno restaurante localizado na Rose Avenue.

Visite outros países sem sair de casa

O esquema é o mesmo das Photos Spheres: use o mouse para visualizar a foto em 360 graus por todos os ângulos possíveis, conhecendo o estabelecimento por dentro. Também é possível aplicar zoom, caso você queira enxergar algo nos mínimos detalhes. Para voltar ao mapa e viajar para outra localidade, clique na seta localizada no canto superior esquerdo da tela.

Exemplo de navegação em interior de estabelecimento

Você usa o Street View com frequência? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.