Google vai encerrar suporte à API do Hangouts para a Google+ em abril

1 min de leitura
Imagem de: Google vai encerrar suporte à API do Hangouts para a Google+ em abril
Imagem: Techno Buffalo

Durante o segundo semestre de 2016, a Google fez diversos anúncios de produtos e novas adições em seu portfólio, indo desde novidades no mundo do hardware como opções renovadas de programas da casa. Enquanto a linha Nexus de celulares deu lugar à badalada família Pixel, por exemplo, o combo Allo e Duo surgiu para dar ainda mais força à comunicação dos usuários via web. Inicialmente, foi dito que essa dupla de apps não iria afetar o tradicional Hangouts, mas, agora, parece que a história ficou um pouco diferente.

De acordo com o site 9to5Google e de documentos recebidos pelo TechCrunch, a Gigante das Buscas pode ter mudado de ideia em relação a manter seu antigo mensageiro em atividade mesmo com o lançamento dos novos programas. Na época em que os dois “concorrentes” foram apresentados ao mundo, a companhia sugeriu que o Hangouts ganharia uma roupagem mais corporativa – encontrando assim um nicho para que o antigo projeto continuasse sua trajetória por mais tempo.

A Google revelou de forma mais clara como vai lidar com o produto daqui por diante

Dando mais força a essa estratégia, a Google revelou de forma mais clara, na última sexta-feira (6), como vai lidar com o produto daqui por diante. Segundo a página de FAQ do sistema, o suporte à API do Hangouts para o Google+ deve continuar até o dia 25 de abril, data na qual o serviço vai ser desligado por completo e parar de alimentar qualquer aplicação que utilize essa base por meio da rede social da marca. Aparentemente, a empresa também enviou um email a desenvolvedores e parceiros para explicar toda a situação.

Para a Google, essa é uma forma de a empresa e seus colaboradores poderem focar em uma experiência de vídeo mais interessante e atual para os usuários de desktops. Na prática o internauta comum vai perceber poucas mudanças no seu dia a dia, principalmente porque aplicativos mais populares como DialPad e RingCentral e também integrações como as feitas com o Slack vão ser mantidas depois desse tempo limite – embora, eventualmente, essas soluções devam acabar sendo atualizadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.