Google lança programa de desenvolvimento de extensões para o Gmail

1 min de leitura
Imagem de: Google lança programa de desenvolvimento de extensões para o Gmail

Com a popularização de comunicadores instantâneos como o WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros, o uso de emails atualmente é mais frequente entre contatos de trabalho. Para melhorar o serviço e manter sua base de usuários, a Google abriu oficialmente seu programa de desenvolvimento de extensões para o Gmail. A ideia é trazer aplicações que possam agir de forma integrada com a plataforma da companhia.

Com os novos apps, será possível realizar várias tarefas sem deixar sua Caixa de Entrada. Por exemplo, você poderá usar o app QuickBooks para responder mensagens com recados de voz enquanto faz sua atual atividade. Confira no exemplo abaixo:

A construção será feita por meio da linguagem Apps Script, que usará um sistema de cards para combinar facilmente os componentes: com isso, bastará incluir o add-on em um só dispositivo que ele já estará presente em sua conta, independente de qual máquina esteja utilizando.

Mais seguro que extensões de browser

Atualmente, já existem várias add-ons de navegadores para usar em conjunto com o Gmail. O novos apps, contudo, vão trabalhar de forma embutida a partir da própria estrutura oferecida pela Gigante de Buscas, o que, teoricamente, diminui os riscos de invasão.

As primeiras ferramentas devem estar disponíveis em breve na loja virtual da G Suite até o final do ano e a Google já fechou parcerias com os recursos de controle financeiro da QuickBooks, a gestão de relacionamento com os consumidores da ProsperWorks e as aplicações de negócios em nuvem da Salesforce.

Os desenvolvedores interessados em fazer parte do programa podem fazer a inscrição no site da companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.