Sistema da Ford tira água limpa do ar e leva para uma torneira no carro

1 min de leitura
Imagem de: Sistema da Ford tira água limpa do ar e leva para uma torneira no carro
Imagem: New Atlas

Já falamos muito por aqui sobre carros autônomos e como um futuro em que eles se tornarem 100% confiáveis permitirá que façamos muitas coisas, como ler, conversar livremente, dormir e até mandar um rango para dentro.  Mas, e se bater aquela sede com toda essa agitação e você não tiver uma garrafa cheia de água por perto? Um novo sistema desenvolvido por um engenheiro da Ford chamado Doug Martin pode ser a solução para esse problema.

Depois de ler a um documento falando sobre um outdoor no Peru capaz de condensar moléculas do ar para oferecer água potável para os moradores da região, o funcionário da fabricante automotiva percebeu que algo muito parecido poderia ser feito em escala menor dentro de um carro. Foi com essa inspiração que ele produziu o sistema On-The-Go H2O (algo como “água em movimento”, em uma tradução livre).

A novidade coleta a água que normalmente se condensa no ar-condicionado – e que acabaria apenas escorrendo para o asfalto ou evaporando –, passa por um filtro e bombeia o líquido totalmente potável para uma torneirinha que fica perto do suporte para copos no console central do carro. Com uma hora de funcionamento do sistema junto ao ar-condicionado, o On-The-Go H2O é capaz de gerar nada menos do que 2 litros de água potável.

Uber-pipa no futuro?

Imagine: se você trabalhar rodando de carro por aí o dia inteiro por qualquer motivo que seja, então poderia usar a novidade abrir um negócio próprio de venda do néctar da vida e ganhar um pouco mais de grana. Ou então, se for dono de um coração mais nobre, pode também doar a água gerada para comunidades carentes ou guardar tudo em um recipiente maior e usar para lavar o veículo, economizando recursos e preservando o meio-ambiente.

As possibilidades são muitas, mas é inegável que o sistema seria particularmente útil para longas viagens em áreas desconhecidas e com pouca infraestrutura. Por enquanto, ainda não há qualquer previsão para que o On-The-Go H2O seja incluído oficialmente em algum carro da Ford. Ainda assim, não temos como negar que a ideia é interessante – e pode se tornar bem mais relevante caso os carros totalmente autônomos se tornem uma realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.