SP terá primeira cidade no Brasil com fibra óptica no lugar de cabos

1 min de leitura
Imagem de: SP terá primeira cidade no Brasil com fibra óptica no lugar de cabos

Município de Águas de São Pedro. (Fonte da imagem: Reprodução/WikimediaCommons)

A cidade de Água de São Pedro, localizada a 187 quilômetros da capital paulista, será o primeiro município brasileiro com 100% das telecomunicações operadas via fibra óptica em vez de redes de cabos de cobre.

A confirmação foi feita pela Vivo, empresa responsável pelo projeto e que deve investir R$ 2 milhões no local. Segundo a operadora, a troca da central telefônica por armários menores e com maior capacidade de transmissão de dados deve ser concluída em maio de 2014.

Com a implantação da novidade a velocidade da internet na região deve aumentar em até seis vezes, passando para 25 MB. “Ao aumentar a banda nós integraremos os serviços digitais. O cobre tradicional não permite o download de vídeos pesados, então vamos melhorar a comunicação e toda a experiência digital dos clientes”, destacou Carlos Raimar, diretor de estratégia da Vivo.

A escolha da cidade aconteceu em função da grande demanda por serviços de telecomunicação aliada ao tamanho do município e à proximidade da capital. Os cabos de cobre dentro das residências não serão substituídos, as mudanças acontecerão apenas na estrutura externa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.