Cientistas dos EUA conseguem atingir 57 Gbps com rede de fibra ótica

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas dos EUA conseguem atingir 57 Gbps com rede de fibra ótica

Mais uma vez, os cientistas conseguiram romper as barreiras da alta velocidade da internet por fibra ótica. Agora, pesquisadores da Universidade de Illinóis (EUA) conseguiram criar uma rede de alta velocidade capaz de transmitir dados na altíssima velocidade de 57 Gbps (Gigabits por segundo) sem perdas de pacotes e erros de instabilidade. Isso significa que a conexão permitiria o download de filmes completos em 4K com uma velocidade absurda.

Mas o grande trunfo deles não está apenas na velocidade de 57 Gbps — uma vez que redes mais velozes já foram obtidas em outros laboratórios. O destaque de Illinóis fica por conta do alcance da velocidade em temperatura ambiente, sem a necessidade de salas especiais com redução de temperatura para evitar o superaquecimento dos equipamentos utilizados nos testes.

Foto por: L. Brian Stauffer (University of Illinois)

De acordo com os cientistas, o objetivo da tecnologia não é levar internet mais veloz para as residências, por enquanto. As primeiras aplicações das novas redes devem ser vistas em centrais de dados, aeroportos e outros locais em que a alta velocidade seja necessária para a transmissão de dados sem perdas de pacotes.

O que você faria com uma internet de 50 Gbps? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.