Seu Feed do Facebook está repetitivo? Saiba o que pode estar acontecendo

1 min de leitura
Imagem de: Seu Feed do Facebook está repetitivo? Saiba o que pode estar acontecendo
Imagem: Agravo

Se você tem sentido o seu Feed do Facebook cada vez mais entediante, maçante ou repetitivo, o que pode estar acontecendo é resultado de um esgotamento de conteúdo que é disponibilizado para o usuário.

Para Abhinav Sharma, ex-funcionário do Facebook, esse esgotamento pode ter duas explicações: "Um algoritmo que prioriza conteúdo muitas vezes de má qualidade, mas com maior chance de ser clicado" e "uma diminuição geral de conteúdo pessoal sendo postado no Facebook".

Ele explica que as pessoas estão postando menos sobre a sua vida pessoal e cotidiano no Facebook em razão do advento do Snapchat e dos aplicativos de mensagens. Isso diminuiu as variáveis que o Facebook pode personalizar para cada usuário, ou seja, reduziu a amostra usada pelos algoritmos. Consequentemente, o Feed de notícias se encheu de manchetes sensacionalistas e chamadas dramáticas que pedem para ser compartilhadas.

É de interesse dos jornais e sites de notícia que o conteúdo alcance o maior número de pessoas possível, por isso o “clickbait” é usado de forma tão indiscriminada. O “clickbait” é uma tática utilizada com manchetes sensacionalistas que forçam o clique do usuário e não entregam o conteúdo prometido, o que pode frustrar o leitor.

Acontece que essa preferência do Facebook por conteúdos com mais chance de serem clicados e compartilhados está saturando os usuários, que já não acreditam tanto nas chamadas e aprenderam a identificar links suspeitos. Por isso, o que acaba aparecendo no Feed de notícias é mais do mesmo, se reduzindo a uma dúzia de páginas e grupos que você gosta e uma ou outra postagem de amigos.

Como o Facebook é bastante personalizável, isso pode não ser uma realidade para todo mundo; mesmo com todos os problemas, a maioria dos usuários ainda é bastante ativa.

Vale lembrar que, no ano passado, o Facebook entrou na luta contra os “clickbaits” e as notícias falsas. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.