Facebook faz melhorias de segurança e derruba rede de spam

1 min de leitura
Imagem de: Facebook faz melhorias de segurança e derruba rede de spam

O Facebook anunciou que está realizando diversas melhorias na autenticidade de contas dentro da rede social: o intuito é eliminar os fakes. Ao lado de um comunicado oficial, o Facebook também alertou que teve sucesso ao derrubar uma operação de spam que acontecia no domínio.

Podem existir mais de 130 milhões de perfis falsos no Facebook

De acordo com Shabnam Shaik, líder da equipe técnica do Facebook, "a intenção aparente dessa operação era para aumentar o número de amigos via interações com grandes páginas na rede social. Depois, o spam era enviado para os amigos de uma conta".

Segundo Shaik, esse spam massivo acontecia em redes de países como Indonésia, Arábia Saudita, Bangladesh e outros. Em 2014, o Facebook comentou que o número de perfis falsos ficava entre 67,7 milhões até 137,8 milhões.

"Proteger a autenticidade é um desafio contínuo — um desafio que exige vigilância e compromisso. Permanecer à frente daqueles que tentam usar mal nosso serviço é um esforço constante liderado por nossas equipes de segurança e integridade, e sabemos que esse trabalho nunca terá fim. Desenvolvemos e atualizamos sistemas técnicos todos os dias para facilitar a resposta aos relatórios de abuso, detecção e remoção spam, identificação e eliminação de contas falsas para evitar que as contas sejam comprometidas", escreveu o Facebook. "Este trabalho também reduz a distribuição de conteúdo que viola nossas políticas, bem como outros materiais enganosos, tais como notícias falsas, hoaxes e desinformação".

Ative a verificação em dois passos

A rede social comentou que, apenas na França, ela teve sucesso em apagar mais de 30 mil contas falsas nas últimas semanas. "Enquanto as melhorias mais recentes ainda não removam todas as contas falsas, estamos dedicados a continuar melhorando nossa efetividade. Nossa prioridade é remover as contas com maior lastro, com alta quantidade de atividade e alcance maior", comento o Facebook.

Para manter a sua conta do Facebook segura, sempre tenha cuidado com a solicitação de amizade proveniente de pessoas desconhecidas. Além disso, ative a autenticidade de dois fatores (ou "verificação em dois passos"). Dessa maneira, você atrela o seu número celular e deixa mais difícil uma possível invasão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.