Tutorial: como fazer para denunciar notícias falsas no Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Tutorial: como fazer para denunciar notícias falsas no Facebook

A internet sempre foi um local propício para a disseminação de notícias falsas — porém, nos últimos tempos, a quantidade de mentiras jornalísticas que andam viralizando na web tem aumentado de forma vertiginosa. A situação é tão crítica que até mesmo o próprio Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, teve que vir a público se pronunciar sobre o assunto, afirmando seu compromisso em reduzir esse tipo de conteúdo em sua rede social.

Porém, saiba que você também pode fazer a sua parte e denunciar sempre que vislumbrar uma notícia falsa em sua linha do tempo. É um processo simples e rápido: no computador, basta clicar na pequena seta que aparece ao lado da publicação em questão, e, em seguida, selecionar a opção “Denunciar publicação”. Na janela que se abre, é possível especificar o motivo da denúncia, que pode ser “Esta é uma notícia falsa” ou “Outro”.

No desktop

Já no aplicativo do Facebook para dispositivos móveis, toque na mesma seta ao lado da publicação, entre na opção “Eu não gostei desta publicação”, selecione a alternativa “Acredito que não deveria estar no Facebook”, e, por fim, informe a opção “É uma notícia falsa”. Caso queira, também é possível bloquear a página ou indivíduo que esteja disseminando a mentira em questão.

Nos dispositivos móveis

Feito isso, a equipe de moderação da rede social irá analisar a sua denúncia e, se for realmente provado que se trata de uma notícia falsa, ela será prontamente apagada da plataforma dentro de algumas horas ou dias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.