Facebook inaugura aba para vídeos ao vivo em seus apps mobile

1 min de leitura
Imagem de: Facebook inaugura aba para vídeos ao vivo em seus apps mobile

O Facebook está liberando gradativamente uma atualização para seus apps mobile no Android e no iOS que colocará o “Facebook Live”, seu recurso de transmissão de vídeo ao vivo, em uma posição proeminente na plataforma. A ferramenta vai ganhar uma aba própria no topo da tela do app, a qual concentrará uma série de funções relacionadas.

O Facebook Live já está disponível há um bom tempo na rede social, mas só recentemente foi liberado para todos os usuários. Até pouco tempo, apenas celebridades e empresas de mídia tinham o recurso ativado em seus perfis.

Com a nova atualização, o Facebook se posiciona definitivamente para enfrentar concorrentes que já estão nesse segmento há um bom tempo, como o YouTube da Google e o Periscope do Twitter.

Todas as novidades

Junto com a nova aba no app do Facebook, os usuários poderão conferir um mapa global com marcações mostrando a partir de onde no mundo estão sendo feitas todas as transmissões ao vivo pelo app, e haverá também a possibilidade de rabiscar nos vídeos, além de aplicar filtros em tempo real, assim como no Snapchat.

Falando em Snapchat, o pessoal do Facebook parece estar decido a aproveitar algumas das ideias do concorrente em suas plataformas. Mais cedo, David Marcus, responsável pelo Facebook Messenger, anunciou várias novidades no mensageiro, e muitas delas eram inegavelmente inspiradas no Snapchat.

Se importar com vídeo?

De qualquer forma, analistas estão considerando essa atualização do Facebook como o momento em que a rede social passou a se importar de fato com vídeo em sua plataforma, dando a esse tipo de conteúdo um espaço proeminente e sempre à vista para o usuário.

Contudo, as práticas do Facebook nesse sentido podem não ser tão coerentes. A empresa tem pagado para grandes conglomerados de mídia nos EUA para que elas usem o Facebook Live para transmitir noticiário e outros tipos de vídeo, mas não recompensa os usuários que já produzem conteúdo específico para a rede social, como faz o YouTube.

Fora isso, a forma atual como se organizam os vídeos postados no Facebook não incentiva a criação de conteúdo de relevância perene, já que é praticamente impossível encontrar alguma coisa postada há mais de um mês com uma busca simples em determinado perfil ou página.

Qual é a melhor plataforma para fazer transmissões ao vivo? Facebook, YouTube ou Periscope? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.