Erro 404: os vestibulares (e as faculdades) mais nerds de todos os tempos

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: os vestibulares (e as faculdades) mais nerds de todos os tempos

Você pode ter lido o título desta matéria e pensado nas universidades de alto nível que fazem parte da Sociedade Secreta das Faculdades de Alto Nível (mais conhecida pela sigla secreta que não podemos revelar aqui). Mas a gradne verdade é que não estamos nos referindo aos vestibulares que levam os estudantes até a USP, MIT, Harvard do Sul, Cambridge, Stanford ou UniCorn – a respeitada Universidade do Milho.

O que vamos trazer hoje são os exames de seleção para as universidades que trabalham apenas com temáticas nerd – que nos últimos anos vem sendo abrangido no universo da Cultura Pop. Será que você saberia tudo o que é necessário para conseguir ingressas nas Escola de Quadrinhos de Gotham? Venceria os desafios da MangaNation U? E as armadilhas presentes na Faculdade de Ficção de Endor? É o que vamos descobrir agora mesmo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Escola de Quadrinhos de Gotham

O vestibular da Escola de Quadrinhos de Gotham é um dos mais respeitados do mundo, principalmente porque não permite que falsos adoradores dos heróis mais heróicos enganem os examinadores. Aqui, não adianta assistir aos filmes lançados nos últimos anos, pois somente lendo todas as variedades de universos é que as respostas podem ser dadas com exatidão. Você acha que poderia vencer isso?

Juvenau do time de luta romana!

Se acha que sim, apenas veja a primeira pergunta do Exame de Seleção e nos diga se você poderia responder. Vale dizer que essa é uma questão eliminatória e qualquer erro faz com que todo o cartão de respostas seja jogado no lixo pela comissão de correção. Pois vamos lá: “Responda em 800 palavras: Quantas Crises foram enfrentadas pelas Infinitas Terras durante a quarta invasão dos Skrulls?”.

Se você é um grande fãs dos quadrinhos, sabe muito bem que essa pergunta só possui uma resposta e não teve problemas para encontrar a pegadinha, não é mesmo? Por outro lado, se você começou a pensar, coçar a cabeça, fazer as contas e até mesmo tirou o seu ábaco do armário para não se perder... Sentimos muito em dizer que a Escola de Quadrinhos de Gotham não será o seu lugar. Melhor pedir pra Sandman ajudar você a sonhar com ela, pelo menos...

MangaNation U

Os maiores apaixonados por mangás não formam um grupo simples e que seja facilmente identificado. Eles fazem algo muito maior que isso, formando uma verdadeira nação de amantes da cultura japonesa, de mangás, de animes e de jogos de video game em que robôs gigantes – podem destruir tudo o que existe no caminho e ainda assim não causam qualquer dano às cidades que parecem ser feitas de papelão.

Goku falando sobre sua carreira

E é nessa nação que está a MangaNation U, a primeira Universidade especializada no assunto. Kawaii, não é mesmo? Pois se você entendeu essa referência, talvez tenha um lugarzinho especial para você nas salas de aula da instituição. E há informações bem contundentes de que as aulas ministradas neste local são as mais legais que muitos verão em décadas.

Mas é claro que você não vai poder se divertir com as aulas de “Introdução à Genki Dama I”, “Love Hina II”, “Love Hina III”, “Filosofia da Engenharia do Initial D” e “Anatomia Pokémon” sem antes passar por um vestibular, não é mesmo? Pois então confira a lista das cinco perguntas que foram feitas no Exame de Seleção do ano passado:

  • Quantos Pokémons do tipo Fogo eram conhecidos em 2010?
  • Considerando a saga de Freeza, quantos guerreiros Sayajin morreram em combate?
  • Quantos mangás você já leu?
  • Qual o caminho percorrido pelo time de Eyeshield 21 até o título?
  • Descreva os motivos pelos quais Arale é uma invenção da mente do Dr. Slump.

Faculdade de Ficção de Endor

Ao contrário do que se espera, esta faculdade não é dedicada apenas ao ensino das ficções vistas nos filmes do cinema, mas também às séries de TV. Não sendo limitada à ficção científica, a  Faculdade de Ficção de Endor é reconhecida intergalacticamente por reunir algumas das mentes mais geniais do mundo – lembrando que foi lá que se formaram George Lucas, Steven Spielberg e Adam Sandler (o gênio).

Entrar na faculdade você quer. Mostrar conhecimento precisa.

Para chegar às salas de aula da Faculdade de Ficção de Endor, os candidatos precisam mostrar a todos que realmente possuem conhecimentos. O vestibularda FFE é considerado um dos mais complexos do mundo, pois possui um total de 20 perguntas e todas são dissertativas. No ano passado, 44% dos candidatos foram eliminados já na primeira questão: “Relacione a batalha de Endor ao combate das Ents contra os Uruk Hai”...

Achou difícil? Pois também houve uma outra pergunta que eliminou mais 35% das pessoas, pois trazia algo bem surpeendente para todos: raciocínio matemático direto. Confira: “Considerando que X é o nímero de minutos em que é possível encontrar diálogos na obra espacial Y de Kubrick e Z é o número de Óscars que o filme ganhou. Quanto é '(X.Y) +(X.Z)²?”

......

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.