MIT apresenta projeto de reator nuclear flutuante no meio do oceano

1 min de leitura
Imagem de: MIT apresenta projeto de reator nuclear flutuante no meio do oceano

Durante um simpósio realizado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, uma Equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) apresentou um projeto no mínimo peculiar: um reator nuclear ancorado no mar, imune desse modo a terremotos e tsunamis.

O projeto, criado pelos professores Jacopo Buongiorno, Michael Golay e Neil Todreas descreve um gigantesco reator nuclear flutuante que seria ancorado no mar da mesma maneira como uma estação petrolífera a alguns quilômetros da costa. Com a energia produzida, seria possível então abastecer as cidades costeiras da região.

O site Gizmodo lembra que esta ideia não é exatamente nova, com projetos do tipo tendo sido apresentados desde a década de 1970, ao mesmo tempo em que a Rússia já está montando o seu próprio reator flutuante. Contudo, o projeto do MIT traz algumas mudanças bastante interessantes para garantir a segurança do projeto.

Uma delas é  o fato de este reator ser ancorado, o que o protegeria dos efeitos de terremotos e tsunamis. Além disso, o projeto do MIT aproveita as águas geladas do oceano em volta do reator como uma fonte praticamente infinita de refrigeração. De acordo com Buongiorno, a refrigeração poderia ser realizada passivamente, sem necessidade de algum tipo de intervenção, uma vez que o compartimento do reator estaria submerso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.