Samsung Galaxy S20 vs Huawei P40: quem leva a melhor em 2020?

3 min de leitura
Imagem de: Samsung Galaxy S20 vs Huawei P40: quem leva a melhor em 2020?
Imagem: VisualHunt
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Samsung e a Huawei, duas grandes competidoras no mercado de smartphones, já colocaram suas cartas na mesa para esse primeiro semestre de 2020. O Samsung Galaxy S20, lançado em 6 de março de 2020 e o Huawei P40, apresentado no dia 26 do mesmo mês, tem visual semelhante, mas reservam gritantes diferenças em software, hardware e público alvo. Quem será que leva a melhor?

Por fora — principalmente na parte traseira — ambos os top de linha adotam o mesmo visual. A semelhança é tanta que quase não podemos distingui-los em fotos individuais. O conjunto de câmeras é reunido em uma bandeja saltada na parte traseira, enquanto as bordas do aparelho são arredondadas e os botões laterais estão exatamente nas mesmas posições.

A parte frontal, por sua vez, não engana: o Huawei P40 tem um recorte generoso no canto superior esquerdo para encaixar uma câmera e sensor infravermelho, enquanto a câmera do Galaxy S20 interfere no display em apenas um furo centralizado.

a.  AndroidAuthority/Reprodução 

A tela, tamanho e resolução também tem diferenças consideráveis. O Samsung Galaxy S20 traz tecnologias mais modernas, começando pela tela de 6,2’’ em Dynamic AMOLED com resolução Quad HD+ (1440 x 3200) e taxas de atualização de até 120 Hz. O Huawei P40 desaponta ao apresentar tela de 6,1’’ em OLED e resolução Full HD+ (2340 x 1080) e taxa de atualização de 60 Hz, comum a todos os smartphones mais simples.

Em termos de hardware, a comparação parte para os números — e, novamente, o Galaxy S20 leva vantagem. O chip Snapdragon 865 supera o Kirin 990 5G em 3 diferentes benchmarks: Geekbench 4; 3DMark e Basemark. No gráfico, a diferença não é gritante — pouco impactando na experiência do usuário — contudo, a quantidade de RAM pode ser um empecilho: o top de linha da Samsung conta com 12 GB de memória, enquanto o Huawei P40 vai até 8 GB. São quantidades abundantes de memória principal, mas a experiência com aplicativos em segundo plano deve ser mais estável com a Samsung.

Design praticamente idêntico na parte traseira.Design praticamente idêntico na parte traseira.Fonte:  AndroidAuthority/Reprodução 

Câmeras

O conjunto triplo de câmeras traseira tem pouca diferença no papel, mas tem comportamentos diferentes quando postas em campo. O site Android Authority conseguiu colocar as mãos nos dois modelos e nos deu a percepção de que as duas capturam ótimas imagens em ambientes claros, reservando diferenças que até partem para o gosto pessoal.

O Samsung Galaxy S20 apresentou capturas com cores mais vivas, quase exagerando na exposição de cores — além de apresentar tom mais quente. O flagship da Huawei, por outro lado, apresentou imagens com cores menos gritantes — o que apresenta resultado inferior em algumas fotos — e apresenta tom mais frio, ressaltando em sombras e cantos escuros.

Ao falarmos das câmeras ultrawide, o cenário é o mesmo: o modelo da sul-coreana apresenta um campo de visão maior, mas exagera na exposição; o Huawei P40 tem fotos com menor ângulo, mas preserva o tom do ambiente.

Huawei P40/Samsung Galaxy S20.Huawei P40/Samsung Galaxy S20.Fonte:  AndroidAuthority/Reprodução 

Cenários escuros e os respectivos Night Mode também ressaltam peculiaridades. O Galaxy S20 lida muito bem com ambientes pouco iluminados sem perder definição; o Huawei P40 faz um ótimo trabalho, mas olhares atenciosos notarão uma perda nos detalhes da captura.

É válido pesquisar por mais exemplos de capturas de ambos os smartphones ou esperar por análises detalhadas dos aparelhos. O TecMundo já fez uma análise completa do Samsung Galaxy S20 Ultra, onde destrinchamos as características do top de linha da sul-coreana.

O Google faz falta?

Para nós brasileiros, majoritariamente, sim. Mesmo que não sejamos usuários assíduos do ecossistema Google, com todos os seus aplicativos, a presença de apps Google Services é fundamental para proporcionar a experiência Android como conhecemos, já que ela é responsável pela transferência de dados do smartphone com a estrutura dos aplicativos.

Desde a loja de aplicativos, a autorização para execução de apps. A ausência do Google Services pode impedir o download de aplicativos mais populares como o WhatsApp e vários games.

Na alternativa da Huawei, a AppGallery Store, ainda é bastante limitada e recebe pouco a pouco aplicativos populares no ocidente. Snapchat, Telegram, NordVPN e alguns outros já estão disponíveis para download e devem funcionar sem problemas. Além disso, o popular Google Maps também é compatível com o sistema da chinesa.

Ainda assim, é possível fazer download manual de aplicativos em formato ".apk" em sites de terceiros. Contudo, ressaltamos que essa prática expõe seu smartphone a perigos de downloads de software não verificado.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.