Qualcomm anuncia Snapdragon XR2 para realidade estendida com suporte a 5G

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm anuncia Snapdragon XR2 para realidade estendida com suporte a 5G

Durante o terceiro dia de seu principal evento anual, o Snapdragon Summit, a Qualcomm anunciou oficialmente a segunda geração de seu chipset voltado exclusivamente para dispositivos independentes de realidade estendida – a combinação entre realidade virtualaumentada e mista. O Snapdragon XR2 combina a capacidade de processamento necessária para dispositivos independentes combinada com conectividade 5G.

A novidade traz capacidades aprimoradas com relação ao chip XR de primeira geração da fabricante, oferecendo o dobro do desempenho de CPU e GPU, uma banda de vídeo quatro vezes mais ampla e resolução de imagens seis vezes maior para reprodução de conteúdo com resolução de 3K por 3K por olho em até 90 quadros por segundo. O chip também proporciona a reprodução de gravações em 360° em 8K a 60 fps.

O chip foi desenvolvido de forma customizada para reduzir a latência de forma generalizada, especialmente com relação a sobreposição para garantir e manter experiências mais imersivas de AR. Snapdragon XR2 também promete performance de inteligência artificial onze vezes superior à do seu antecessor.

Experiências interativas

O processador oferece suporte a até 7 câmeras simultâneas e a um componente customizado de processamento para visão computacional. Com isso, é possível ter rastreamento preciso e em tempo real tanto da cabeça quanto de 26 pontos das mãos dos usuários de headsets equipados com o XR2. Simultaneamente, o chip consegue compreender melhor o contexto do cenário ao seu redor e fazer reconstruções tridimensionais mais eficientes, o que possibilita que as pessoas sejam transportadas para novos ambientes com os quais poderão interagir de forma intuitiva.

Somando-se a isso, o processador conta com capacidades de reprodução de áudio surround 3D e conta ainda com hardware Hexagon DSP para oferecer suporte a ativação por meio de comandos de voz e compreensão contextual sempre ativados, mas com baixo consumo energético. Combinando essas capacidades ao 5G, IA e processamento dividido entre os dispositivos e a chamada “nuvem de beirada”, os produtos com o Snapdragon XR2 prometem levar experiências fotorrealistas sem necessidade de cabos, sensores ou espaços fechados previamente preparados.

Qualcomm Snapdragon XR2 Fonte: Qualcomm - Divulgação

Até o momento, nenhum headset específico utilizando o Snapdragon XR2 teve sua produção oficialmente anunciada, seja para uso corporativo e de pesquisa ou para consumidores. Segundo a Qualcomm, diversas fabricantes já estão trabalhando com a nova plataforma e diversos clientes já se encontram em estágios distintos de prototipagem e avaliação. Dessa forma, fique ligado no TecMundo para mais novidades.

O jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.