Como transferir apps do seu smartphone Android antigo para o novo

2 min de leitura
Imagem de: Como transferir apps do seu smartphone Android antigo para o novo

Comprar um smartphone sempre é empolgante: a expectativa de um aparelho novo, mais rápido e sem as marcas de uso do antigo, animam qualquer um. Porém, sempre há algo muito chato nesse processo: a configuração e a instalação dos aplicativos.

Há algumas maneiras de facilitar essa atividade, e uma das principais é transferindo os aplicativos do Android antigo para o novo. A melhor opção, portanto, é fazer o backup dos dados. Com isso, você pode salvar informações de jogos, acessar o histórico de chats, manter registros de uso, entre outras coisas.

Confira como transferir os apps do seu Android antigo para o novo smartphone.

Backup e restauração do Android

Essa é a maneira mais fácil de transferir os aplicativos de um smartphone para outro, afinal é o modo padrão do Android. Primeiro você faz o backup do seu aparelho antigo e então usa a função de restauração com o novo.

É importante notar que o dispositivo que fará o backup tem que ter a mesma versão do Android ou uma versão anterior que a do smartphone que receberá os dados. Ou seja, você não pode fazer um backup em um aparelho com Android 10 e restaurá-lo para um modelo com Android 9 Pie, por exemplo.

Backup no Google Drive

Acesse "Configurações" e então toque em "Sistema".

tela de configurações do android 9

Selecione "Backup". Note que, dependendo do modelo, será necessário expandir a seção "Avançado". Além disso, seu menu de configurações pode ser levemente diferente dependendo da fabricante do smartphone e da versão do Android.

tela de backup do android 9

Garanta que a opção "Fazer backup no Google Drive" esteja selecionada. Se não estiver, ative-a e aperte "Fazer backup agora".

escolha de backup pelo google drive no android 9

Quando o backup estiver completo, seus dados já estarão salvos na nuvem da Google e prontos para serem restaurados.

Como restaurar dados com Google Drive

Assim que ligar o novo smartphone pela primeira vez, poderá restaurar os seus dados, incluindo os aplicativos. Caso você já tenha configurado o dispositivo, pode restaurar as configurações de fábrica e recomeçar o processo.

Ligue o aparelho e toque em "Copiar seus Dados". Na próxima tela, conecte-se a uma rede WiFi e escolha "Um Backup de Smartphone Android" se tiver com o aparelho antigo em mãos ou "Um Backup da Nuvem" se não estiver.

tela para restauração de backup no android
(Fonte: Android Central)

Acesse a mesma conta do seu smartphone antigo no Google e escolha-o na lista de opções de backup. Pressione "Restaurar" para mover todos os dados e as conexões do dispositivo anterior. Toque em "Apps" para selecionar que aplicativos deseja baixar novamente.

tela de seleção de restauração de backup do android
(Fonte: Android Central)

Pronto, você pode terminar os outros passos iniciais de configuração do Android enquanto os dados são baixados em segundo plano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.