Android: saiba como ativar o layout para canhotos

2 min de leitura
Imagem de: Android: saiba como ativar o layout para canhotos

Ser canhoto é um grande estigma em algumas sociedades, e muitos itens de uso cotidiano foram desenvolvidos para serem utilizados pela população majoritariamente destra. Mesmo com grandes avanços na tecnologia, pessoas com necessidades diferentes ainda sofrem, e esse problema está presente até mesmo nos mais modernos celulares, pois o design dos smartphones atende aos destros.

No entanto, existe uma esperança para usuários de Android, pois o sistema operacional permite uma adaptação do layout. Uma função de desenvolvedor oferece a habilitação do modo da direita para a esquerda, que alterna o lado da tela em que os botões e as teclas aparecem, bem como de que maneira sua página inicial e as notificações são exibidas, tornando o uso mais confortável para canhotos. Essa funcionalidade está disponível para aparelhos com a versão Android 4.4 KitKat ou superior.

Modo desenvolvedor

A alternativa para a troca do layout está disponível apenas se as "Opções de desenvolvedor" estiverem ativadas. Para isso, siga os passos:

1. Abra Configurações > Sobre o telefone;
2. Selecione "Informações do software";
3. Role a tela para baixo e toque em "Número de compilação" repetidas vezes até aparecer um alerta de que as opções do desenvolvedor foram ativadas.

Modo desenvolvedor

Esse procedimento não prejudica o sistema operacional do smartphone nem compromete a garantia. Se estiver usando um modelo inferior ao Galaxy S8, basta descer a tela "Sobre o telefone" e tocar várias vezes em "Número da versão". Em ambos os casos, caso seu telefone esteja bloqueado com PIN será necessário digitá-lo para confirmar.

Modo canhoto

Após ativar a opção de recursos para desenvolvedores, para configurar o Android para canhotos siga:

1. Retorne à tela principal, "Configurações", e acesse as "Opções do desenvolvedor";
2. Abra Configurações > Opções de desenvolvedor;
3. Ative a opção "Forçar dir. layout RTL".

Modo canhoto 
 

Então o layout será invertido. As teclas programáveis trocam de lado, assim como os ícones na barra de status; na tela inicial, as páginas mudam a direção para qual deslizam. Esse novo design é muito mais acessível aos canhotos.

A alternativa, porém, não funciona para aplicativos, que mantêm o antigo caminho a ser percorrido para abrir os menus, o que significa que essa não é uma solução completa. No entanto, a modificação afeta os apps padrão, como aplicativo de chamada, Hangouts, entre outros, facilitando muito o acesso às funções básicas do telefone.

Caso você já esteja acostumado com o design para destros, poderá desmarcar "Forçar dir. layout RTL" em "Opções de Desenvolvedor". Infelizmente, a Google ainda não criou uma forma mais simples de tornar o uso de seus smartphones mais confortável para os canhotos, sendo necessário seguir todo esse tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.