Recursos de acessibilidade do Android que aumentam a produtividade

2 min de leitura
Imagem de: Recursos de acessibilidade do Android que aumentam a produtividade

Acessibilidade é uma função importante em qualquer dispositivo, pois melhora a usabilidade para pessoas com deficiência, mas também facilita a interação de todos, aumentando a produtividade e facilitando as tarefas cotidianas. As opções de acessibilidade do Android incluem ferramentas que podem melhorar a usabilidade dos dispositivos.

Google Voice Access

O Google Voice Access é um serviço de acessibilidade voltado para pessoas com dificuldade para manipular telas por toque. O app aceita comandos de voz avançados que incluem noções básicas e navegação em qualquer tela.

Para ativar o acesso por voz, baixe o aplicativo Google Voice Access e siga esses passos:

1. Vá até Configurações > Acessibilidade;

2. Selecione "Serviços instalados";

3. Ative o Voice Access;

4. Toque em "OK" para dar permissão ao app.

A interação requer a ativação do "Ok, Google" ou "Ei, Google" em qualquer tela, e as frases podem ser utilizadas sempre que for necessário usar o Voice Access. Em funcionamento, o aplicativo mostra qual número representa cada função na tela, para que a ação desejada seja executada falando o número referente.

Google Voice Access
Google Voice Access

Encerrar chamadas com botão Ligar/Desligar

Outro recurso das funções de acessibilidade do Android permite encerrar chamadas por meio do botão Ligar/Desligar. Para os usuários com deficiências, isso pode ser importante, pois não exige o toque na tela; para os demais, pode trazer facilidade nas atividades diárias, encerrando ligações enquanto caminha, por exemplo.

1. Acesse Configurações > Acessibilidade;

2. Selecione "Interação e habilidade manual";

3. Selecione "Atender/Encerrar chamadas";

4. Ative "Press. Ligar/Desl. p/ encerrar".

Encerrar chamadas com botão Ligar/Desligar
Encerrar chamadas com botão Ligar/Desligar

Fontes e exibições maiores

Para pessoas com problemas de visão, o Android oferece ferramentas que facilitam a leitura, entre os recursos "Melhorias de visibilidade". O sistema permite ajustes de contraste de fontes, tamanho e cores do teclado, ampliação do conteúdo mostrado na tela, aumento do tamanho e modificação do estilo da fonte, entre outros recursos. Para verificar todas essas opções:

1. Acesse Configurações > Acessibilidade;

2. Selecione "Melhorias de visibilidade" e altere o que desejar.

Fontes e exibições maiores
Fontes e exibições maiores

Transcrição Instantânea

O aplicativo Transcrição Instantânea é um recurso de acessibilidade destinado a pessoas com perda auditiva, mas pode trazer grandes facilidades a todos. A ferramenta realiza a transcrição de voz em tempo real, permitindo a exibição de legendas em vídeos ou áudios. Para fazer uso desse recurso, baixe o aplicativo e siga as instruções:

1. Acesse Configurações > Acessibilidade;

2. Selecione "Serviços instalados";

3. Ative a Transcrição Instantânea e aceite as permissões;

4. O botão ficará no canto inferior direito da tela, ao lado do Home; sempre que precisar ativar o serviço, toque no ícone.

Transcrição Instantânea
Transcrição Instantânea
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.