Câmera do ZenFone 6 fica 12º lugar em teste; atrás do Mi 9 Honor 20 Pro

3 min de leitura
Imagem de: Câmera do ZenFone 6 fica 12º lugar em teste; atrás do Mi 9 Honor 20 Pro
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Asus ZenFone 6 finalmente passou pela avaliação do site especializado DXOMark e demonstra ser um dispositivo equilibrado, mas não muito avançado no departamento de fotografia, como outros tops linha da Huawei, Samsung, Apple e Xiaomi.

No ranking geral, o atual flagship da fabricante taiwanesa ficou em 12º lugar, com 104 pontos — Huawei Mate 30 Pro é o primeiro colocado, com 121 pontos. Nesse caso, o ZenFone 6 gerou certa decepção em alguns quesitos, e ficou atrás de modelos lançados em 2018, como: Huawei Mate 20 Pro e iPhone XS Max.

ZenFone 6 fica em 12º em colocação geral. (Fonte: DXOMark)

Apesar disso, o celular se saiu muito bem durante a gravação de vídeos 4k, ao apresentar resultados melhores do que concorrentes, como Samsung Galaxy Note 10+ 5G e Xiaomi Mi 9. Ainda como o esperado, o smartphone da Asus teve seu melhor desempenho na categoria de selfies, devido ao seu sistema rotatório, que permite o uso dos sensores de 48 MP e 13 MP tanto em capturas frontais quanto traseiras. Nessa classificação geral, ele ficou com 98 pontos — atrás apenas do Samsung Galaxy Note 10+, que atingiu 99 pontos.

Porém, câmeras do top de linha tem ótima posição quanto à qualidade de selfies. (Fonte: DXOMark)

Confira mais detalhes da avaliação do DXOMark.

Contrastes e cores

Segundo o site, o Asus ZenFone 6 produz de modo geral imagens de cores equilibradas, com tons saturados e razoáveis índices de realce. Porém, pode apresentar algumas instabilidades de exposição na maioria das condições de iluminação —  observadas nas demais imagens da resenha mostradas adiante.

ZenFone 6 exibe capturas com bom equilíbrio de cores e nível de detalhes. (Fonte: DXOMark)

Grande-angular

No geral, a dupla de câmeras do ZenFone 6 produziu imagens de maior angulação de qualidade considerável, com boa exposição e nível de cores. Porém, houve resultados com falhas visuais mais sérias, como perda considerável de nitidez e certo nível de distorção lateral quanto à área central da foto, o que poderia comprometer a qualidade da imagem em caso impressão ou ampliação.

Imagens de ampla angulação tem boa qualidade, mas pode perder detalhes se ampliada. (Fonte: DXOMark)

Vale lembrar que o ZenFone 6 é equipado com um sensor wide e outro ultra-wide, assim a razão dessa perda estaria na ausência de uma lente teleobjetiva, responsável por ampliar a riqueza de detalhes de uma imagem. Esse também teria sido o motivo da grande perda de pontos do celular em comparação a outros tops de linha do mercado.

Comparação de capturas com lentes angulares ampliadas no ZenFone 6, Huawei Honor 20 Pro e Samsung Galaxy Note 10 +. (Fonte: DXOMark)

Capturas noturnas

Com flash automático, capturas em situação de baixa iluminação também foram classificadas como equilibradas e com “boa reprodução de cores”. Já sem esse recurso e com o modo noturno ativado, houve um pouco de perda de detalhes e aumento de ruído. Ainda assim, a resenha ressalta que no geral o aparelho produz resultados satisfatórios nesse sentido.

Capturas no modo noturno exibe alguns ruídos, porém no geral têm boa qualidade. (Fonte: DXOMark)

Modo retrato

O modo retrato recebeu algumas críticas durante a avaliação, em especial quanto ao efeito de fundo desfocado (bokeh), dessa forma, a criação de profundidade poderia, às vezes, parecer um pouco artificial ao redor do objeto principal. A equipe do DXOMark inclusive destaca que o Samsung Galaxy S10 Note Plus produz os melhores resultados nesse aspecto.

Tom azulado e leve falha em efeito bokeh foram alvo de críticas no modo retrato. (Fonte: DXOMark)

Aqui, a exibição de cores também recebeu algumas ressalvas em relação ao balanço de branco, que poderia ser um pouco mais azulado quando há menos luminosidade — por exemplo, em dias nublados ou espaços com um pouco mais de sombra.

Selfie

Como o esperado, a tecnologia de câmeras rotativas elevou o ZenFone 6 a um dos melhores celulares para se tirar e gravar selfies em 2019. A análise inclusive ressaltou que suas imagens costumam produzir cores “agradáveis” de pele de vários tons em basicamente todas as condições de iluminação. Os níveis de detalhes também foram vistos como positivos, principalmente devido ao sistema de controle de ruídos do aparelho.

Dupla de câmeras exibe variedade agradável de tons de pele em selfies. (Fonte: DXOMark)

Vídeo

O ZenFone 6 foi apontado pelo DXOMark como “um dos melhores dispositivos para imagens de movimentos” testados por sua equipe. Assim, o aparelho foi capaz de apresentar elevado nível de detalhe, até mesmo em gravações 4k. Isso seria possível, de acordo com o site, por causa do foco automático e estabilização empregados no aparelho. Veja a amostra de vídeo captada:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.