Do DynaTAC ao iPhone: conheça a história dos celulares

3 min de leitura
Imagem de: Do DynaTAC ao iPhone: conheça a história dos celulares
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A história do celular começou em 1947, quando engenheiros decidiram pensar em uma forma de tornar as comunicações mais rápidas e eficazes. Porém, na época, a tecnologia não oferecia recursos suficientes para acompanhar as ideias, de forma que apenas décadas mais tarde surgiu o primeiro modelo desse tipo de aparelho.

O panorama da evolução dos celulares

O primeiro celular foi lançado oficialmente em 1983, inventado por Martin Cooper: Motorola DynaTAC 8000X. Nos 7 anos seguintes não houve grandes transformações, até que surgiu o Motorola PT-550, em 1990. Dois anos depois, o primeiro SMS foi enviado, e em 1994 surgiu o primeiro aparelho com tecnologia Touch Screen, o IBM Simon. A partir de então, a evolução dessa tecnologia acabou entrando em uma segunda fase, que começou em 1996.

Motorola Dynatac 8000X (Fonte: Target HD/Reprodução)
Motorola DynaTAC 8000X (Fonte: Target HD/Reprodução)

Então surgiu o Motorola StarTAC, o primeiro celular dobrável da história. Também em 1996, o Nokia 9000 Communicator abalou o mercado ao se tornar o primeiro aparelho móvel com acesso à internet. A empresa lançou outros dois modelos que ficaram muito populares em 1998, o Nokia 6160 e o Nokia 5110, mas sua maior obra-prima foi apresentada ao mundo em 2000: o Nokia 3310, que se tornou um hit na época.

Motorola Starttac (Fonte: Wikipedia/Reprodução)
Motorola StarTAC (Fonte: Wikipedia/Reprodução)

Os celulares do século XXI

Em 2001, dois importantes avanços foram lançados: o dispositivo Bluetooth e as câmeras. No ano seguinte, o BlackBerry 5810 entrou no mercado com conectividade de rede GSM e envio de emails. Os próximos 5 anos foram de relativa calma no mundo dos celulares, até que, em 2007, a Apple lançou o seu primeiro iPhone. Tratava-se de uma tecnologia revolucionária, com diversas funcionalidades e facilidade de uso no que foi o precursor dos smartphones atuais.

Blackberry 5810 (Fonte: Biztech Maganize/Reprodução)
BlackBerry 5810 (Fonte: Biztech Maganize/Reprodução)

Mais dois acontecimentos marcaram a evolução do celular: em 2011 foi apresentado o primeiro aparelho com tecnologia Dual Chip, e em 2013 a internet 4G chegou ao Brasil. De lá pra cá houve uma contínua evolução dos celulares, que trazem consigo cada vez mais recursos e dispõem de tecnologias de integração e de comunicação bastante variadas. Além disso, os aplicativos atuais dão conta de uma série de atividades.

Tecnologia Dual Chip (Fonte: Bol/Reprodução)
Tecnologia Dual Chip (Fonte: Bol/Reprodução)

Menções para o mundo dos celulares

Além dos modelos que fizeram parte da história, há outros aparelhos que marcaram época. Entre eles está o Motorola V3, um dos modelos mais vendidos da história e até hoje é um dos queridinhos de muita gente. Além de ser dobrável, o celular tinha várias funcionalidades modernas para a época, como câmera VGA, design moderno, Bluetooth e bateria bastante resistente. Foi um precursor para muitos modelos, inspirando inclusive a Apple.

Motorola V3 (Fonte: Olhar Digital/Reprodução)
Motorola V3 (Fonte: Olhar Digital/Reprodução)

Outro aparelho que merece uma menção honrosa é o Samsung Galaxy S3, o primeiro a superar o iPhone. Seu lançamento ocorreu em 2012 e na época chamou muita atenção devido à grande capacidade, ao design compacto e às várias funcionalidades. Seus principais diferenciais eram o processador quad-core e a tela de 4,8 polegadas, o que atraiu a atenção de muitos. Foi a partir desse modelo que a companhia começou a se firmar como uma referência no mundo dos dispositivos móveis.

Samsung Galaxy S3 (Fonte: Informa Você/Reprodução)
Samsung Galaxy S3 (Fonte: Informa Você/Reprodução)

Os celulares da atualidade

Neste ano, os líderes do mercado são a Samsung e a Apple, e ambas lançaram novos modelos recentemente, com características de design e funcionalidade bastante avançadas. Além de leves e com grande velocidade de processamento, essas dispositivos têm câmeras avançadas para áudio e vídeo, além de capacidade de armazenamento de fotos e vídeos cada vez maior.

Devido aos preços bastante elevados dessas companhias, a Xiaomi tem se destacado no mundo dos smartphones. Com aparelhos que apresentam boa funcionalidade e uma ótima relação custo-benefício, a chinesa tem conquistado novos clientes em todo o mundo. Será ela a precursora de um novo capítulo nessa história?

iPhone XR (Fonte: Mac Magazine/Reprodução)
iPhone XR (Fonte: Mac Magazine/Reprodução)

O que esperar da nova geração?

Mesmo com os modelos mais modernos lançados neste ano, ainda há um longo caminho pela frente para esses aparelhos. A cada dia surgem novas tecnologias e aplicativos que revolucionam a vida das pessoas em vários sentidos, então é de se esperar que em um futuro próximo os celulares apresentem uma nova etapa em sua evolução.

Cada vez mais se investe em inteligência artificial, recursos de durabilidade e integração com a internet; assim sendo, a tendência natural é que em pouco tempo haja uma nova evolução, com máquinas ainda mais potentes, poderosos núcleos de processamento e funcionamento como minicomputadores. Basta esperar para ver.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.