Celulares com múltiplas câmeras podem estar com os dias contados

1 min de leitura
Imagem de: Celulares com múltiplas câmeras podem estar com os dias contados

A maioria dos smartphones de hoje conta com duas ou três câmeras, com vários modelos no mercado somando quatro ou mais sensores para uma melhor captura de imagens. No entanto, a tailandesa Yaguang Electronics anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia que poderá eliminar a necessidade de tantos módulos fotográficos.

Tudo-em-1

A vantagem de se ter mais câmeras é que, além de propiciarem fotos de melhor qualidade, oferecem mais versatilidade na captura de imagens com o uso de lentes diferentes, como zoom e grande-angular. Tanto que há quem acredite que a tendência é que os aparelhos ganhem ainda mais câmeras no futuro — e alguns modelos já enveredaram por esse caminho, como é o caso do Nokia 9 PureView, que vem equipado com cinco delas.

(Fonte: TechRadar/Reprodução)

Por outro lado, a verdade é que esses todos sensores encarecem os celulares, seus componentes ocupam espaço na estrutura dos smartphones e geram peso extra. Sem falar no design, que pode ser prejudicado. É aí que entra o projeto da Yaguang Electronics. De acordo com Deng Li, do site Huawei Central, a fabricante está desenvolvendo um modulo único composto por uma câmera com lente periscópica baseada em uma lente asférica, que produz menos aberrações ópticas, capaz de atingir zoom óptico equivalente a 6x a 8x de uma câmera padrão.

Segundo desenvolvedora, esse sensor de zoom será integrado ao módulo principal da câmera, resultando em um dispositivo fotográfico mais robusto e com mais capacidade do que um smartphone com três câmeras (com lente telefoto, grande-angular e tradicional). Ademais, o modo noturno oferecerá a possibilidade de capturar imagens mais nítidas com o uso do HDR e de algoritmos de IA. Tudo em um único módulo.

E quando é que teremos a oportunidade de conferir esse sistema funcionando em nossas mãos? Conforme mencionamos, o módulo ainda se encontra em desenvolvimento e nem começou a ser produzido em massa, então a expectativa é que a novidade leve entre 1 e 2 anos para ser oficialmente lançada.

***

Gostou do conteúdo? Estamos preparando novidades para torná-lo ainda melhor. Saiba mais aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.