Oppo cria tecnologia para ligações que dispensa WiFi ou rede móvel

1 min de leitura
Imagem de: Oppo cria tecnologia para ligações que dispensa WiFi ou rede móvel

A Oppo apresentou na MWC 2019 de Xangai uma nova tecnologia que permite fazer ligações e enviar mensagens sem que seja necessário utilizar uma rede de celular, Bluetooth ou WiFi. A empresa chamou o recurso de MeshTalk e informou que ele pode ser utilizado entre os celulares da marca que estejam a até 3 km um do outro. A ideia é oferecer um recurso a mais para os usuários quando estiverem em locais lotados, sem acesso a sinal de internet móvel, ou quando estiverem em países estrangeiros.

Para que o MeshTalk funcione, a Oppo desenvolveu um chip especial, de baixo consumo energético, que é integrado ao hardware do próprio smartphone. Esse dispositivo permite criar um sinal para gerar uma rede descentralizada (LAN), estabelecendo a conexão entre os aparelhos. Isso também deverá oferecer mais privacidade aos usuários, uma vez que o sinal consegue contornar estações de base e servidores.

Dispositivos não foram revelados

Por se tratar de uma tecnologia que depende de um chip integrado ao hardware, é provável que apenas modelos futuros de smartphones recebam essa funcionalidade. Porém a Oppo não divulgou nada nesse sentido.

Durante o anúncio do MeshTalk, não foi divulgada uma data de lançamento para que a empresa comece a utilizar a nova tecnologia. Ainda assim, é possível que a Oppo já introduza o recurso no Find X2, que deverá chegar ao público em 2020. A empresa também não comentou se a funcionalidade estará em todos os modelos de smartphones no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.