Huawei exibe anúncios em smartphones sem consentimento dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Huawei exibe anúncios em smartphones sem consentimento dos usuários

A Huawei tem mais uma polêmica para adicionar à sua lista: segundo relatos de clientes, a companhia está exibindo anúncios na tela de bloqueio de seus smartphones sem pedir a permissão dos usuários. Diversos clientes da companhia foram ao Twitter reclamar que alguns wallpapers pré-instalados no celular estão mostrando o logo do Booking.com. Para que as imagens com o anúncio desapareçam, basta trocar a imagem de fundo da tela de bloqueio.

A propaganda do site de viagens não é padrão para todos os usuários de smartphones da Huawei. Porém, de acordo com o TechRadar, o anúncio do Booking.com foi visto por usuários de P30 Pro, P20 Pro, P20, P20 Lite e Honor 10.

Cada vez mais anúncios

A prática de exibir anúncios em uma interface customizada do Android não é novidade entre as grandes fabricantes de smartphones, principalmente as chinesas. A Xiaomi, que é conhecida pelos smartphones focados em custo-benefício, é uma das empresas mais populares a usar os anúncios como uma forma de renda extra.

O que acaba pesando no caso da Huawei é o fato de a propaganda ser exibida na tela inicial do smartphone e sem o usuário dar consentimento. Até o momento, a fabricante não comentou oficialmente sobre o assunto, mas, ao que tudo indica, a empresa pode estar testando uma nova forma de ganhar dinheiro usando seus smartphones. O Booking.com também não se pronunciou sobre o ocorrido.

As alegações podem acabar não pegando bem para a gigante chinesa, que está enfrentando um banimento nos Estados Unidos por causa de acusações de espionagem e por isso deverá lançar em breve seu próprio sistema operacional para continuar atuando no mercado mobile.

Recentemente, a Huawei fez o pedido de registro para o sistema operacional HongMeng em nove países da Europa. Segundos analistas, o novo software deverá chegar em outubro. Enquanto não temos confirmações, a dúvida que fica é: o novo OS da firma chinesa virá cheio de anúncios?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.