Huawei não terá mais Facebook e Whatsapp pré-instalados em seus telefones

1 min de leitura
Imagem de: Huawei não terá mais Facebook e Whatsapp pré-instalados em seus telefones
Imagem: Forbes

[ATUALIZADO] A Huawei entrou em contato com o TecMundo e emitiu um posicionamento oficial: "o Facebook é um aplicativo de terceiros. Com relação às matérias publicadas pela imprensa, gostaríamos de informar que, como muitos outros aplicativos de acesso público, o Facebook continuará funcionando normalmente nos dispositivos Huawei".

[MATÉRIA ORIGINAL] Várias gigantes da tecnologia vêm se unindo ao boicote do governo de Donald Trump imposta à Huawei. Algumas delas têm feito isso como muita discrição, como o caso mais recente, do Facebook. Segundo a Reuters, a rede social — assim como o Instagram, o WhatsApp e o Facebook Messenger — não poderá mais vir pré-instalada nos dispositivos da chinesa.

Quem já possui telefones que vêm com esses apps embutidos — ou quem baixou-os posteriormente — não serão afetados e continuarão com as atualizações em dia, de acordo com a própria companhia. Mas não será mais possível, por exemplo, uma loja atrelar promoções relacionadas a esses softwares, o que é algo comum para aumentar o apelo na hora das vendas.

huaweiFonte: Tech SpotFonte: Tech spot

Twitter e o Booking.com, que costumam aparecer embutidos nos celulares da Huawei em vários mercados, estariam também cogitando a possibilidade de deixar pré-instalação desses produtos. Contudo, ambas preferiram não comentar o assunto.

Facebook pode ser inviável em novos telefones Huawei em breve

Como dito acima, mesmo que o Facebook não venha pré-instalado, os usuários vão poder baixá-lo da Play Store. Mas isso pode mudar em breve, já que a Alphabet, empresa mãe da Google, avisou que não forneceria mais o Android após o prazo de 90 dias concedido pelo governo dos Estados Unidos expirar em agosto.

Como o software da rede social está na loja virtual da Gigante das Buscas, então, após esse período seria mais difícil instalar uma versão oficial com atualizações frequentes. Por enquanto, a companhia de Mark Zuckerberg nada diz sobre o assunto.

Enquanto isso, a Huawei tenta uma trégua nessa escalada de boicotes e segue em seus planos de lançar seu próprio sistema operacional e sua prateleira de apps.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.