Huawei P30 Pro: tudo o que você consegue fazer com a câmera desse celular

5 min de leitura
Imagem de: Huawei P30 Pro: tudo o que você consegue fazer com a câmera desse celular

A câmera do P30 Pro é realmente tudo isso? Muitos dizem que se trata da melhor câmera mobile do mundo, e eu cheguei a essa mesma conclusão na análise do aparelho que publicamos aqui no TecMundo. Mas é interessante destacar que eu não considero esse conjunto fotográfico o mais vantajoso já colocado em um celular simplesmente porque ele tira boas fotos. É necessário mais do que isso.

Na nossa análise, eu detalho os principais recursos, mas agora você poderá conferir tudo o que a câmera desse dispositivo pode fazer e que é realmente útil — não adianta ter um monte de recursos bobos que você usará uma só vez e esquecerá para sempre. O P30 Pro tem vários desses, mas conta com uma série de coisas que você realmente pode aproveitar no dia a dia.

Zoom

Não há dúvida de que o grande destaque desse aparelho é o seu zoom de até 50x. Trata-se de um sistema misto que usa uma lente com zoom óptico de 5x, e o resto é feito com zoom digital e inteligência artificial para melhorar a qualidade geral das fotos aproximadas. Conhecendo o zoom digital em qualquer celular, você pode achar que no P30 Pro a coisa seria idêntica, mas não é; e isso torna o zoom algo realmente útil, que pode ser usado em uma série de situações.

Eu fui a um parque para fotografar com esse dispositivo e encontrei uma tartaruga na beira de um lago. Comecei a fotografá-la à distância e consegui boas fotos, mas, quando me aproximei para fazer imagens sem zoom, ela fugiu para a água.

zoom p30 proPode parecer exagero, mas há utilidade para o zoom de qualidade em um celular (fonte: TecMundo)

Você também pode usar o recurso para melhorar a qualidade dos retratos de outras pessoas e para tirar fotos da Lua, por exemplo. Se você tentar fazer isso com outro celular, os resultados serão, no mínimo, ridículos.

Há ainda a questão da estabilização, que é muito boa para fotos com zoom. Em câmeras profissionais com zoom dessa categoria, é impossível fotografar sem um tripé — e eu digo isso por experiência própria.

Foto lua p30 proFoto da Lua feita com o P30 sem qualquer tipo de acessório (fonte: TecMundo/Silmara Slobodzian)

Modo noite

A segunda coisa mais impressionante na câmera do P30 Pro é o modo noite, que consegue fazer registros em ambientes completamente escuros e, ainda assim, gerar imagens de qualidade e estranhamente bem iluminadas.

O recurso funciona com uma combinação de várias exposições diferentes da mesma cena. O celular demora 5 segundos para capturar diversas fotos e, em seguida, junta todas para conseguir resultados melhores. Esse modo está na mesma categoria de qualidade do que vimos no Pixel 3 da Google.

Isso é útil em várias situações, especialmente se você sai bastante com seus amigos depois que o Sol se põe ou resolve dar um passeio à noite pela cidade. As imagens noturnas feitas com o modo noite sempre saem melhor do que as do modo automático.

Primeira foto no modo automático e segunda no modo noite:

Modo retrato

O P30 Pro tem uma câmera Time of Flight dedicada exclusivamente à captura de informações de profundidade. Esse quarto sensor na traseira do celular, combinado com as câmeras principais, consegue fazer fotos com fundo desfocado em excelente qualidade. O aparelho tem capacidade para fazer isso inclusive durante a noite e obtém resultados satisfatórios, com o contorno das pessoas muito bem-feito.

A utilidade do modo retrato é óbvia e eu não preciso explicar para ninguém. Afinal, todos querem uma boa foto para colocar no perfil das redes sociais.

modo retrato p30 proDesfoque do fundo funciona bem, assim como o contorno em volta do objeto (fonte: TecMundo/Danilo Boros)

Modo abertura

O modo abertura é o meu recurso favorito do P30 Pro. Ele é simples e consegue desfocar diferentes planos de uma foto, simulando uma lente de câmera profissional com grande abertura e baixa profundidade de campo. Se você não sabe o que é isso, pense naquelas imagens com um objeto perfeitamente nítido na frente e um fundo bastante desfocado.

A diferença do modo abertura para o retrato é que ele funciona para qualquer coisa, e não apenas para pessoas. Você também pode mudar o foco da imagem depois da captura, diretamente na galeria do celular, o que é interessante para criar imagens de paisagens urbanas, obras de arte e até elementos da natureza.

Ele é meu favorito porque é o que mais transmite a sensação de que você está com uma câmera mais robusta nas mãos.

Modo abertura p30 proModo abertura permite desfoque de fundo sem um rosto humano na frente (fonte: TecMundo/Léo Müller)

Modo Pro

Como todo top de linha de respeito, o P30 Pro tem um modo "Pro" na sua câmera, que libera alguns recursos para o fotógrafo controlar melhor a forma como a imagem é capturada. É possível escolher entre três mecanismos de foco automático e configurar ISO de 50 a 6400. A velocidade do obturador vai de 30 segundos a 1/4000.

Há, ainda, uma opção chamada "EV", que funciona como uma combinação de velocidade e abertura para facilitar o manuseio. Você também consegue salvar essas fotos do modo Pro em RAW para depois fazer o tratamento no Lightroom. Esse modo é para quem realmente sabe o que está fazendo; se você não souber mexer com uma câmera profissional, o modo abertura não terá qualquer utilidade.

p30 proOpções do modo Pro da câmera do top de linha da Huawei (fonte: TecMundo)

Vídeo

Fazer vídeos com esse celular é uma experiência muito interessante, pois ele entrega uma boa estabilização de imagem e só isso já rende muitos pontos na conta de qualquer aparelho no tópico gravação. Mas o aparelho da Huawei não é o melhor do mundo nesse segmento específico.

O iPhone XS Max faz vídeos melhores, especialmente em captação de áudio, exposição e processamento de cores. Contudo, a diferença não é tão perceptível para olhos não treinados.

Apesar disso, o P30 Pro tem algo que o iPhone não tem: "exibição dupla". O aparelho filma com duas câmeras ao mesmo tempo para conseguir clipes cheios de estilo. Se você compartilha muitos vídeos nas suas redes sociais para os seus amigos e seguidores, esse recurso certamente será interessante. Ele fica abrigado na tela "mais", na qual você encontra outras possibilidades, como câmera lenta, panorama, HDR, "pintura de luz", macro e algumas outras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.