Fotos do protótipo original do iPhone surgem na web

1 min de leitura
Imagem de: Fotos do protótipo original do iPhone surgem na web

O iPhone hoje é um sucesso de vendas com novas edições lançadas todos os anos e sempre atraindo muita a atenção do público. Contudo, durante os dois anos e meio que antecederam o seu lançamento em junho de 2007, ele foi apenas um projeto que se desenvolveu em segredo dentro dos laboratórios da Apple.

Hoje (19), o site The Verge publicou uma longa reportagem mostrando o protótipo original de um dos principais smartphones já criados pela humanidade, quando ele ainda era chamado internamente de “M68” e “Purple 2”.

O mais curioso sobre o iPhone M68 é que ele não estava todo reunido dentro de um dispositivo compacto e de visual atraente tal qual o aparelho mostrado por Steve Jobs ao público. Os seus componentes estavam espalhados por uma placa de circuitos que mais parecia uma placa-mãe convencional.

iPhone M68iPhone M68, o protótipo original do iPhone. (Fonte: The Verge/Tom Warren)

Imagens inéditas

As imagens divulgadas pelo site foram oferecidas por uma fonte anônima que atende no Twitter pelo apelido de Red M Sixty. É a primeira vez que esse dispositivo tem fotos divulgadas e as imagens mostram uma organização que se assemelha à de um PC da época, mas com algumas diferenças, como suporte para SIM card e câmera embutida.

São vários conectores espalhado por toda a placa, assim com portas, switches e botões. Os botões de volume e o botão Home também estavam presentes, todos bem distantes da tela, que vinha acoplada no canto da placa. Havia também, por exemplo, uma porta RJ11 para que um cabo de telefone convencional fosse ligado à máquina a fim de testar as chamadas telefônicas.

Foi nesse conjunto de conectores, portas e circuitos que os desenvolvedores aplicaram o port do sistema operacional Darwin, raiz dos sistemas mobile da Apple e alma daquilo que seria lançado sob a alcunha de iPhone OS 1, o primeiro nome comercial do iOS.

Você imaginava que o protótipo do iPhone original era assim? O que achou desse amontoado de coisas que deu origem ao smartphone mais vendido do mundo? Deixa o seu comentário aí embaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.