Google Play pode dar prêmios em jogos grátis para quem vir anúncios

1 min de leitura
Imagem de: Google Play pode dar prêmios em jogos grátis para quem vir anúncios

Se você é um jogador casual de games mobile, já deve ter se deparado com muitas propagandas; e é bem provável que, em vários casos, pudesse receber itens e vidas extras ao assisti-las. Ciente dessa prática, a Google anunciou em seu blog de desenvolvedor que facilitará a adoção do método para os autores de aplicativos.

A ferramenta, nomeada Rewarded Products, já está disponível em versão beta e ajuda os desenvolvedores a tornarem todo tipo de jogador — incluindo os que não pretendem usar dinheiro real no jogo — em uma forma de lucro; da mesma maneira, ajuda os jogadores a adquirirem conteúdo pago do game de modo gratuito.

(Imagem: Divulgação)

Anteriormente, para fazer troca de itens e moedas do jogo, o desenvolvedor precisava criar seu próprio método ou utilizar ferramentas de terceiros, o que poderia não ser tão lucrativo. A nova ferramenta da Google permite a adoção do método com muito mais facilidade, diretamente na Google Play Console.

Nada muito novo

Embora seja um serviço com qualidade da Google, o jogador habituado com a prática não notará diferença. As propagandas, por enquanto somente em vídeo, ainda tomarão toda a tela, obrigando a assisti-las por alguns segundos.

Um GIF animado.

(Imagem: Divulgação)

A facilidade na adoção da nova ferramenta também pode resultar em exageros por parte dos desenvolvedores, como excesso de propagandas ou trocas injustas. Por esse motivo, a Google está atenta sobre como o serviço será recebido pelos jogadores.

Adequando-se ao próprio público

Enquanto a Google apresenta a nova ferramenta para os profissionais, a Apple já está tendo sucesso com o sistema de assinaturas. Embora seja uma alternativa mais lucrativa, usuários Android são mais resistentes à ideia de pagar por aplicativos, o que resulta em uma App Store com quase o dobro de receita em comparação à Google Play.

(Imagem: Reprodução/AndroidPit)

Portanto, tornar meios de monetização mais populares e atrativos para criadores é fundamental para que as empresas continuem desenvolvendo para Android.

Para adicionar o método de monetização aos aplicativos, basta acessar o site da Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.