Carregamento de longe e 'completamente sem fio' será realidade em breve

1 min de leitura
Imagem de: Carregamento de longe e 'completamente sem fio' será realidade em breve

Carregamento sem fio não é novidade, já que está presente em vários smartphones intermediários e tops de linha. O sistema, que funciona por indução, exige que o dispositivo esteja em cima do carregador para que obtenha energia. Embora mais prático que os cabos tradicionais, ter que deixar o dispositivo estacionado ainda é um empecilho.

(Imagem: Reprodução/Slash Gear)

A solução desses problemas seria levar o nome “carregamento sem fio” ao pé da letra: um sistema capaz de recarregar smartphones ao estar no mesmo ambiente — e a mais nova parceria da Vivo indica que isso pode se tornar realidade em breve.

É possível que a próxima novidade da fabricante chinesa, famosa pelas funções inéditas dos seus smartphones, seja o carregamento completamente sem fio. O rumor se originou do anúncio de colaboração com a Energous, desenvolvedora desses dispositivos.

O que é a Energous?

Atenta às limitações dos carregadores sem fio atuais, a Energous desenvolveu sua própria visão da tecnologia e está desenvolvendo carregadores, literalmente, sem fio. O WattUp é o primeiro deles; ainda com distância limitada, é capaz de recarregar aparelhos adaptados pelo ar — até mesmo vários simultaneamente.

https://youtu.be/6INH8o6GLec

Para transmitir energia, o sistema converte energia elétrica em ondas de rádio e, dessa forma, a transmite pelo ar até dispositivos com receptores específicos, que transformam novamente em energia.

A chinesa Vivo foi uma das primeiras a anunciar uma parceria com a Energous, com objetivo de explorar os usos do novo WattUp 2.0. “[...] exigimos muito de nossos smartphones todos os dias e o consumo de energia exagerado é um problema constante para os consumidores.”, alega Stephen Rizzone, CEO da Energous. “A Vivo está buscando no WattUp uma forma de aliviar este problema e oferecer outros benefícios dessa tecnologia inédita”, completa.

(Imagem: Divulgação)

Entusiasmado com a parceria, o vice-presidente da Energous acredita que será uma ótima oportunidade para trazer a sua tecnologia para o grande público e acelerar o desenvolvimento de mais novidades.

Ainda sem qualquer anúncio oficial por parte da Vivo, não se sabe quando a novidade chegará ao mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.