7 cuidados com o celular que você precisa ter durante o Carnaval

3 min de leitura
Imagem de: 7 cuidados com o celular que você precisa ter durante o Carnaval
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Carnaval está chegando e nada melhor do que curtir a folia sem preocupações. Para aproveitar a festa ao máximo, registrar os momentos de diversão e facilitar o encontro com os amigos, os preparativos devem ir muito além de arrumar a mala, escolher a fantasia e planejar o roteiro dos bloquinhos.

Os smartphones são aliados no pré, durante e pós-Carnaval, e ninguém quer terminar o feriado explicando como perdeu o aparelho, como ele estragou na praia ou como ficou sem bateria. O gerente de produtos da área de mobilidade da Positivo Tecnologia, William Toshio, listou algumas dicas básicas, mas bastante úteis para ajudar os foliões a aproveitarem o Carnaval conectados.

1. Bateria 100%

Essa é básica, mas é importante: encontrar uma tomada no meio de um bloquinho, na praia ou no campo será uma tarefa difícil. Ainda que encontre, perder o precioso tempo com os amigos para carregar a bateria do celular não parece uma opção divertida. Por isso, antes de sair de casa verifique se a carga do seu aparelho está completa.

Um celular.

Além disso, reduzir o brilho da tela do smartphone e deixar o aparelho em modo avião ajudarão a diminuir o consumo de energia. Por fim, um carregador portátil (power bank) carregado pode garantir horas a mais de celular em funcionamento.

2. Verifique se há conexão

Uma captura de tela.

Se os planos para o Carnaval envolvem viagens a lugares que podem não ter sinal, há uma maneira simples e rápida de checar a rede de telefonia local e se prevenir. “O aplicativo Anatel Serviço Móvel está disponível de forma gratuita para Android e iOS. Ao inserir o estado e a cidade, o serviço retorna com informações de disponibilidade das conexões 2G, 3G e 4G, assim como suas respectivas coberturas”, conta.

3. Cuidado com furtos  ou perdas

Um telefone.

Hábitos simples podem evitar grandes aborrecimentos. Ambientes movimentados e cheios de distrações são cenários propícios a furtos e perdas, por isso todo cuidado é pouco. “Evite deixar o aparelho no bolso de trás da calça ou sobre uma bancada, mesmo que por alguns segundos. Algumas capinhas protetoras vêm com um cordão de pescoço, protegem da água da chuva e podem ser bastante úteis”, sugere o especialista.

4. Use aplicativos de geolocalização

O GPS é um recurso essencial para rastrear smartphones, mas é preciso ativar essa opção para que ele possa ser encontrado. Nas configurações do aparelho, se ele for Android, clique em “Segurança” e habilite o modo “Encontre meu dispositivo”. Essa função funciona no PC com a sua conta da Google e permite localizar o celular por geolocalização, bloqueá-lo, acionar avisos sonoros ou apagar dados remotamente.

Uma captura de tela.

Para iOs você pode utilizar o Find My iPhone, com recursos semelhantes.

Um telefone e um tablet.

5. Compartilhe a sua localização em tempo real

Um recurso simples do WhatsApp pode ajudar amigos a se encontrarem no meio dos bloquinhos de carnaval. No mensageiro, é possível compartilhar suas localizações com os contatos e manter a atividade por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. Assim, durante todo o tempo programado, os amigos conseguirão rastreá-lo em tempo real.

Uma captura de tela.

Já no Google Maps existe uma opção de compartilhamento de paradeiro por até três dias via link ou por tempo ilimitado via conta Google.

Uma captura de tela.

Para utilizar o recurso do Google Maps, basta acessar a aba no canto esquerdo do aplicativo, clicar em “Compartilhar local”, definir por quanto tempo a opção ficará ativa e escolher o contato que receberá a informação. Ambos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS.

6. E se ele molhar?

Em caso de chuva durante a folia, o ideal é correr para um local seguro e evitar que o celular se molhe. Porém, se não for possível e o dispositivo ficar encharcado, seja rápido.

A primeira providência deve ser desligá-lo imediatamente.

Remova a bateria e deixe-os secando por, pelo menos, um dia até ligá-lo novamente. Isso pode evitar que ocorra um curto circuito. E não caia no mito do secador de cabelo: usar ele pode comprometer ainda mais o aparelho! O TecMundo já produziu um guia para ajudar você nesse momento difícil.

7. Areia e água do mar não combinam com celular

Se o Carnaval é na praia, alguns cuidados são fundamentais. “A água do mar representa um risco extra para o celular por causa do sal, que possui grande poder corrosivo e faz com que os componentes internos sejam facilmente danificados. Caso queira protegê-lo da água, existem capas impermeáveis que possibilitam o uso do aparelho com ela lacrada”, explica Toshio.

Uma praia.

Segundo ele, a maresia é menos prejudicial e não costuma mostrar seus efeitos de forma imediata, apenas em médio prazo, podendo diminuir a vida útil do aparelho. Já a melhor proteção contra o sol é manter o celular guardado em um estojo ou bolsa. "Essas medidas também evitam o contato com a areia, que causa danos no interior do dispositivo. Caso isso aconteça, evite limpá-lo com uma agulha, pois isso pode empurrar a sujeira ainda mais para dentro”, completa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.