Bateria do Android acabando muito rápido? A culpa pode ser de um aplicativo

1 min de leitura
Imagem de: Bateria do Android acabando muito rápido? A culpa pode ser de um aplicativo

Alguma vez você já notou que seu smartphone Android está agindo de forma estranha? Bateria sendo consumida muito rapidamente, mensagens de consumo de dados repentinas e até aquecimento enquanto ocioso? Se sim, não se desespere. Isso não é (necessariamente) ação do tempo no seu aparelho, mas sim uma espécie de malware — e a Play Store está repleta deles.

Segundo uma pesquisa feita por profissionais da Oracle Data Cloud, os aplicativos com esses “efeitos colaterais” — que já somam mais de 10 milhões de downloads — são de várias áreas, desde games mobile a produtos de beleza. Funciona assim: após instalados, os apps começam a consumir seus dados móveis fazendo download de propagandas em vídeo e as executam em segundo plano, de forma que o usuário nunca fosse notar sua presença (senão pelo impacto no desempenho).

Apelidado de DrainerBot, a prática é consideravelmente rentável para os desenvolvedores mal intencionados. Mas, para o usuário, são gastos cerca de 10 GB de dados por mês.

(Imagem: Reprodução/Phone Arena)

De todos os aplicativos que possuem DrainerBot foram divulgados apenas cinco: Perfect365, VertexClub, Draw Clash of Clans, Touch ‘n’ Beat - Cinema e Solitaire: 4 Seasons. Atualmente somente o último citado está disponível na Play Store, visto que os demais já foram removidos pela Google.

Quem é o culpado?

O responsável pela distribuição do DrainerBot é uma desenvolvedora chamada Tapcore, localizada na Holanda. Seu objetivo é ajudar desenvolvedores a capitalizar versões piratas de apps. A página da empresa não oferece nenhum meio para contato, tampouco respondeu aos tweets em busca de esclarecimentos.

Contudo, logo após a matéria do site Ars Technica ir ao ar, Tapcore negou sua participação intencional na fraude: “Logo quando tomamos conhecimento sobre o esquema de fraude do DrainerBot, começamos uma investigação. Tapcore está pronta para cooperar com todos os interesses e exibir todo o resultado da nossa procura.”.

Como saber se fui infectado?

Fora os sintomas notados naturalmente (como consumo de bateria, aquecimento exagerado e lentidão), você pode identificar o que está consumindo dados de forma suspeita no seu smartphone.

No Android 9, acesse Configurações > Rede e Internet > Uso de Dados > Uso de dados por aplicativos. Os aplicativos que possuem DrainerBot certamente estarão no topo da lista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.