Mercado de smartphones fica estagnado no final de 2018; veja os destaques

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de smartphones fica estagnado no final de 2018; veja os destaques

A Gartner, empresa que acompanha e analisa as vendas de smartphones em todo mundo, divulgou seu relatório referente ao quarto trimestre de 2018 e revela que o mercado de celulares estagnou em comparação ao mesmo período de 2017. Segundo o apurado, houve um aumento de apenas 0,1% de vendas em comparação ao final de 2017.

De acordo com a Gartner, o último trimestre de 2018 viu a movimentação de 408,4 milhões de smartphones em todo o mundo — um número interessante, mas que não apresenta crescimento referente ao mesmo período de 2017. A Apple foi a empresa com o pior declínio (11,8%), mas ainda assim conseguiu manter o iPhone no segundo lugar, ocupando 15,8% do mercado — atrás da Samsung, que alcançou 17,3%, mesmo após declínio de 5%. A Gartner especula que a queda foi causada pela dificuldade de vendas de aparelhos como S9S9 Plus e Note9.

Huawei teve um trimestre interessante, ficando no terceiro lugar e comercializando mais de 60 milhões de smartphones durante o período de Natal; dessa maneira, expandiu sua representatividade no mercado — de 10,8% em 2017 para 14,8% em 2018. A Gartner chega a afirmar que 2018 foi "o ano" da empresa, que conseguiu crescer e se firmar entre as cinco maiores fabricantes de smartphones no mundo; os bons resultados apareceram não somente na China e na Europa, mas também em mercados emergentes, como Ásia, Oriente Médio e América Latina.

Imagem: Divulgação/Huawei

Outras empresas que cresceram em 2018, principalmente no seu último trimestre, foram a Oppo e a Xiaomi. De acordo com a Gartner, cresce cada vez mais a demanda por smartphones de entrada e mid-level, enquanto o mercado de aparelhos top de linha vem diminuindo, devido a poucas inovações no período, além de preços elevados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.