Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Falha grave de segurança no FaceTime faz Apple suspender chat em grupo
Avatar do autor

Por Douglas Ciriaco

@dciriaco

1 min de leitura

Falha grave de segurança no FaceTime faz Apple suspender chat em grupo

Uma falha grave foi descoberta no FaceTime e fez a Apple suspender as conversas em grupo no seu sistema de videochamadas. O problema consistia no seguinte: quando alguém recebia uma chamada para conversa em grupo no app, o áudio de seu microfone poderia vazar para o restante dos participantes antes mesmo da ligação ser atendida.

O bug poderia ser acionado adicionando o próprio número a um grupo em uma chamada em curso com alguém. Dessa forma, antes mesmo do destinatário da ligação respondê-la, quem realizava a chamada poderia escutar tudo o que era capturado pelo microfone do receptor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Twitter, alguns usuários reclamaram do problema e informaram que o mesmo o bug poderia conceder inclusive acesso ao vídeo da câmera do contato chamado antes da ligação ser atendida.

“Se você ‘se juntar’ à chamada usando o seu convite em outro dispositivo (neste caso, em outro iPhone), você também vê o vídeo [do contato chamado]! Mesmo que a ligação ainda esteja chamando/não tenha sido respondida pelo dispositivo de destino”, escreveu um dono de iPhone.

O site especializado nos produtos da Apple 9to5Mac revela que usar o botão de ligar o iPhone para travar a tela enquanto recebe uma chamada também pode ativar o bug e transmitir imagens da câmera mesmo que a ligação não seja respondida.

Aparentemente, o problema atinge dispositivos com as versões mais recentes tanto do iOS quanto do macOS, gerando uma situação ainda mais delicada para a Apple. As possibilidades de invasão de privacidade envolvendo “espionagem” por meio de áudio e vídeo são enormes e não foi por acaso que a Apple suspendeu a função de chamadas em grupo no FaceTime.

Apple responde

Em nota à imprensa, a empresa disse já ter ciência do problema e também uma solução, que deve chegar a todos já nos próximos dias. “Estamos cientes do problema e identificamos uma correção que será lançada em uma atualização de software ainda nesta semana”, informou a Maçã.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias

Dispositivos Móveis iPhone iOS MacOS Apple Apple iPhone Xs Max Apple iPhone Xs Apple iPhone Xr iPhone X

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Falha grave de segurança no FaceTime faz Apple suspender chat em grupo