Os 5 smartphones com as melhores câmeras segundo o DxO Mark

3 min de leitura
Imagem de: Os 5 smartphones com as melhores câmeras segundo o DxO Mark
Imagem: Digital Care

As câmeras presentes nos smartphones chegaram a um nível de qualidade que permite que a maioria de nós consiga simplesmente tirar o aparelho do bolso e fazer uma boa foto ou vídeo sem depender de conhecimento técnico sobre fotografia. Mesmo assim, aqueles dotados de habilidades maiores podem exigir um pouco mais de seus celulares, e para isso é uma boa ideia saber quais dispositivos oferecem os melhores equipamentos para isso.

O DxO Mark foi estabelecido em 2008 com o objetivo de aplicar testes científicos capazes de averiguar a qualidade das imagens paradas e em movimento geradas por smartphones, lentes e câmeras variadas. De lá para cá, eles se tornaram reconhecidos como autoridades no assunto, mantendo um ranking atualizado com pontuações para mostrar os celulares que oferecem as melhores capacidades de captura.

Melhores câmeras smartphones

A seguir, reunimos os 5 primeiros colocados no ranking geral do DxO Mark, que considera não apenas a produção de fotografias pelos aparelhos, mas também de vídeos em diferentes circunstâncias. Em caso de empate na pontuação geral, a nota específica para fotos serve como critério de desempate. Confira:

5 – HTC U12+ (103 pontos)

Com uma nota de 106 pontos em fotografia, o U12+ consegue resultados excelentes para imagens estáticas, com destaque para seu desempenho com relação a cores e autofoco – além de boa capacidade ao lidar com artefatos, flash, zoom e bokeh. Ele perde para os concorrentes de ponta por conta do surgimento de ruído em baixa luminosidade e por apresentar um alcance dinâmico (HDR) ligeiramente inferior. O HTC recebeu 95 pontos em vídeo.

Melhores câmeras smartphones

4 – Samsung Galaxy Note 9 (103 pontos)

O top de linha da coreana recebeu 107 pontos em fotografia, com resultados excelentes em ambientes externos iluminados naturalmente. O aparelho é particularmente forte ao capturar imagens em situações de alto contraste, conseguindo exibir muitos detalhes tanto em áreas destacadas quanto nas sombras. Um ponto fraco é em situações de retratos com fundos brilhantes – algo com que nem mesmo o líder do ranking consegue lidar muito melhor. Para vídeo, o Samsung ficou com 94 pontos.

Melhores câmeras smartphones

3 – Xiaomi Mi Mix 3 (103 pontos)

Com o mesmo hardware de câmeras que o Mi 8, mas melhorias em software e algoritmos, o Mi Mix 3 recebeu 108 pontos em fotografia. Os pontos fortes do aparelho ficam por seu excelente flash, ótimo desempenho em cores em todas as condições de luz (especialmente em cenas externas) e autofoco rápido e preciso. Ele também tem bons resultados em vídeo, onde recebeu 93 pontos graças a melhorias na sua estabilização em comparação com antecessores da marca.

Melhores câmeras smartphones

2 – Apple iPhone Xs Max (105 pontos)

O aparelho de ponta da Maçã recebeu uma pontuação fotográfica de 110, com resultados excelentes de exposição e contraste em ambientes internos e externos graças ao seu nível elevado de alcance dinâmico. O autofoco também é excepcional, assim como as cores, texturas e ruídos. Embora o zoom seja melhor do que no modelo de 2017, o Xs Max apresenta resultados inferiores em comparação com os rivais, mas é no flash que ele apresenta seus piores resultados. Com 96 pontos em vídeos, ele recebe destaque por sua ótima estabilização.

Melhores câmeras smartphones

1 – Huawei P20 Pro (109 pontos)

O atual líder no DxO Mark, o P20 Pro foi um dos primeiros smartphones a contar com câmeras triplas na traseira – e faz excelente uso delas. Com 114 pontos em fotografia, ele faz uso excepcional de um grande sensor principal e outro secundário em preto e branco, atingindo performance sem igual em situações de pouca luz ou que exijam muito do alcance dinâmico. Similarmente, os sensores se unem à lente dedicada de 80 mm para oferecer um dos melhores zoons em um smartphone. Por fim, o Huawei também leva a coroa nos vídeos, com 98 pontos.

Melhores câmeras smartphones

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.