O grande assunto do momento é a chegada da quinta geração de Internet móvel, o 5G, que já está prevista para ter suas primeiras experiências comerciais no começo de 2019. Todas as operadoras e fabricantes vêm se preparando para a novidade e a Qualcomm, que realiza um evento no Havaí (com direito a cobertura do TecMundo), acredita que todos os principais smartphones top de linha Android do mercado serão equipados com 5G até o final do próximo ano.

A exemplo do que aconteceu no passado, Apple deve demorar um pouco mais para trazer o iPhone 5G

O presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, disse ao CNET que a oferta será ampla. "Quando chegarmos exatamente nesta época daqui a um ano veremos cada (fabricante de celulares) no ecossistema Android com um de seus carros-chefes indo com 5G nos Estados Unidos. Todos os fornecedores de Android estão trabalhando com 5G neste momento.”

Embora a movimentação no mercado corrobore com as palavras de Amon, o anúncio de grandes fabricantes usando aparelho 5G ainda é tímido, com somente a Samsung e a OnePlus já falando abertamente em lançamentos com a conexão mais poderosa.

5g qualcommFonte: Qualcomm

A Apple, que costuma ser referência na adesão de novas tecnologias e dita tendências, não parece estar muito preocupada em distribuir produtos com 5G em 2019. Segundo relatório recente do Bloomberg, a Maçã estaria aguardando até 2020 para trazer um iPhone 5G — bem, isso não seria exatamente uma novidade, visto que ela também demorou um pouco mais para aderir ao 4G.