Zenfone 4 Selfie Pro: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Zenfone 4 Selfie Pro: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

O Zenfone 4 Selfie Pro é um aparelho intermediário lançado pela ASUS com o objetivo de atrair principalmente as pessoas que fazem questão de qualidade na hora de fotografar e filmar a si mesmas. Para isso, ele vem com câmeras frontais duplas que podem produzir imagens muito boas, mas que nem sempre são tão legais quanto o esperado.

Além disso, o aparelho também conta com outros pontos bons e ruins que podem pesar bastante na hora de você escolher qual modelo vai comprar. Se você está pensando em levar um dispositivo com foco nas selfies e bom custo-benefício, então continue lendo para conferir os principais aspectos negativos e positivos do smartphone.

Contra 1: ruídos nas selfies noturnas

As câmeras frontais duplas de 12 MP do Selfie Pro conseguem fazer um bom trabalho em lugares iluminados, mas no escuro a qualidade deixa a desejar. As imagens até saem claras, mas o foco tem dificuldade e a quantidade de ruído visível é bem grande. O resultado melhora bastante se você usar o flash LED, mas mesmo assim fica longe do ideal e abaixo do esperado para um aparelho que tem Selfie no nome.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Contra 2: falta de estabilização ótica

Tanto as câmeras frontais quanto a traseira não contam com estabilização ótica, e isso acaba afetando a utilização na hora das fotos e vídeos. Capturas em ambientes com pouca luz têm mais chances de saírem desfocadas ou tremidas, e praticamente qualquer gravação com movimento vai mostrar chacoalhões.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Contra 3: modo retrato fraco

O modo retrato vem se tornando padrão em muitos smartphones, permitindo que você desfoque o fundo da imagem para destacar o primeiro plano. O Zenfone 4 Selfie Pro tem essa função e, como no caso dele ela é feita via software, dá para usar tanto nas câmeras frontais quanto na traseira.

O problema é que, nesse intermediário da ASUS, o resultado frequentemente acaba passando uma sensação fake, especialmente por causa do desfoque exagerado e esbranquiçado. Até dá para fazer fotos bonitas com o recurso, mas você vai ter que insistir bastante.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Contra 4: esquenta sob pressão

Por mais que o desempenho do Selfie Pro esteja de acordo com o dos rivais intermediários, ele tende a esquentar em situações de uso intensivo. Basta passar alguns minutos fazendo uma gravação em vídeo ou jogando um game como Pokémon GO para sentir o aparelho esquentando consideravelmente. Não é algo que chega a doer ou a impedir o uso, mas incomoda e causa preocupação.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Contra 5: dual-SIM fake

O Zenfone 4 Selfie Pro vem com dois espaços para cartões nano SIM em sua bandeja, mas um deles tem funcionamento híbrido para permitir que você expanda a memória interna com um cartão micro SD. Dessa forma, caso você queira mais armazenamento para guardar suas fotos, vídeos e músicas, vai ter que desistir da possibilidade de usar dois números de operadora.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Pró 1: selfies ótimas de dia

Se de noite a qualidade das câmeras duplas frontais do Selfie Pro deixou a desejar, de dia a história é outra. Na lente primária, as imagens saem ricas em detalhes, têm ótimas cores e contam com foco e cliques bem rápidos. E se você não se importar com um pouco de lentidão, dá para ativar o recurso DuoPixel para fazer fotografias de 24 MP, aumentando ainda mais a qualidade final.

A lente wide também faz um trabalho legal de dia e permite colocar bastante gente nas fotos, mas com menos qualidade que a principal. Além disso, ela torna necessário que você tome cuidado com movimentos e com as distorções nos cantos das imagens para garantir fotografias realmente boas.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Pró 2: gravação em 4K frontal e traseira

Por mais que a estabilização ótica faça falta para evitar tremedeiras, não dá para negar que a qualidade de gravação em 4K é um ponto legal do Selfie Pro, especialmente considerando que ele consegue fazer isso tanto com as câmeras frontais quanto com a traseira. Esse é um diferencial do aparelho na faixa de preço.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Pró 3: tela excelente

O painel do Zenfone 4 Selfie Pro é um AMOLED de 5,5 polegadas e resolução Full HD. Com esse conjunto, ele consegue passar uma experiência excelente de exibição de conteúdo, com alto nível de detalhes, contraste muito bom, pretos profundos e cores bastante vivas e destacadas. Além disso, é possível mexer nas configurações caso você deseje personalizar as tonalidades, saturação e temperatura das imagens exibidas no display do celular.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Pró 4: desempenho para rodar de tudo

A ASUS trouxe o Selfie Pro para o Brasil em duas versões, ambas com o processador Snapdragon 625. Uma delas tem 3 GB de RAM e 32 GB de espaço interno e a outra tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Na variante mais completa, que é a que nós recebemos aqui, o aparelho conseguiu rodar muito bem todo tipo de aplicativo, de mensageiros simples e redes sociais até games pesados. A opção com menos RAM também deve ter um desempenho parecido e provavelmente só vai apresentar um pouco mais de dificuldade no futuro.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Pró 5: bateria com boa duração

Com uma bateria de 3.000 mAh, o Zenfone 4 Selfie Pro teve um bom resultado nos nossos testes. Mesmo após uma hora rodando um vídeo do YouTube com o brilho da tela no máximo, o aparelho tinha consumido energia o suficiente para aguentar um total de mais de 11 horas antes de ficar sem força.

No uso cotidiano, vimos que isso significa que o aparelho consegue aguentar um dia inteiro longe da tomada sem grandes dificuldades para quem não for um usuário realmente abusivo. Além disso, a recarga de zero a 100% leva uma hora e meia, o que é um bom tempo.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

-----

E aí, o que você achou dos prós e contras do Zenfone 4 Selfie Pro? Mande a sua opinião nos comentários abaixo. Caso você queira comprar um, basta conferir os links a seguir para encontrar os melhores preços.

Opções de compra

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.