Apenas cinco companhias dominam mais de 90% do mercado mobile na China

1 min de leitura
Imagem de: Apenas cinco companhias dominam mais de 90% do mercado mobile na China

A Samsung reina soberana quando se fala em empresas que mais vendem smartphones no mundo hoje. Enquanto o segundo lugar da Apple vem sendo ameaçado pela Huawei, a sul-coreana está longe de ver o seu reinado ser ameaçado. Na China, porém, um dos maiores mercados do planeta, a situação é bem diferente e a Samsung não está sequer entre as cinco maiores.

O mais recente relatório da Kantar mostra que um quinteto de empresas dominam exatamente 91% do mercado mobile no país asiático. São elas: Huawei, Xiaomi, AppleVivoOppo (as duas últimas são marcas da mesma companhia, a chinesa BBK Electronics, também dona da OnePlus).

Atualmente, a Samsung domina apenas 2,2% de todo o imenso mercado de smartphones na China

Em comparação com o ano anterior, a fatia de mercado abocanhada por essas cinco empresas aumentou 12 pontos percentuais — erra de 79%. A Samsung, por mais incrível que pareça, detém apenas 2,2% do mercado chinês e segue firme rumo ao desaparecimento por lá, algo bastante curioso para a maior companhia do setor no restante do mundo.

Esses dados representam a realidade de outubro de 2017, quando a Kantar fez as últimas medições. Em relação aos sistemas operacionais, o mais usado na China ainda é o Android, com fatia de mercado de 82,3% (leve retração de 0,5 pontos percentuais em relação a outubro de 2016). O iOS cresceu de 16,9% para 17,4%.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.