App de realidade aumentada do Bayern Munich leva astros para onde você está

1 min de leitura
Imagem de: App de realidade aumentada do Bayern Munich leva astros para onde você está
Imagem: FC Bayern

O setor esportivo tem se dedicado cada vez mais às plataformas digitais para popularizar suas franquias, manter e atrair mais seguidores. A mais nova iniciativa do Bayern de Munique mostra que o mundo do futebol anda bem conectado com tendências mais recentes na tecnologia: um app para iPhone permite que você faça fotos dos atletas do clube alemão onde estiver, a partir de interação com o cenário, via realidade aumentada (ou augmented reality — AR).

"Este recurso de realidade aumentada oferece aos fãs uma oportunidade lúdica, única e imersiva de se aproximar da equipe que eles amam, estando em Munique, Nova York ou México. Para nós, é importante continuarmos oferecendo experiências inovadoras, não só para garantir que estaremos conectados com nossos fãs em todos os níveis mas também para continuar avançando a tecnologia digital usada no setor esportivo”, comenta o diretor de imprensa e comunicação da equipe, Stefan Mennerich.

Bayern Munich app

O utilitário usa recursos semelhantes ao que já vemos no Pokémon GO e em filtros de vídeos efêmeros no FacebookInstagramSnapchat e com ele você pode, por exemplo, customizar ou comprar uniformes para personalizar suas imagens ao lado do goleiro Manuel Neuer ou do ala-atacante Arjen Robben. O “AR Arena” vem com a atualização 4.2.6, pode ser encontrado no iTunes e requer o iOS 11 e iPhones com processadores A9 ou A10.

Outras modalidades já entraram na onda

Além do Bayern diversos clubes possuem seus próprios apps com informações, resultados e notícias sobre transações, entre outras coisas. A liga de futebol americano, a NFL (National Football League), conta com suas próprias ferramentas AR para interagir com transmissões da Fox Sports.

NBA ARGame de realidade aumentada do app da NBA

No campeonato de basquete NBA (National Basketball Association), a realidade aumentada também vem sendo utilizada para um game em que você pode entrar na quadra para tentar fazer a cesta. A rede ESPN já vem exibindo os jogos radicais X Games em headsets de realidade virtual e o Gear VR, da Samsung, disponibiliza imersão em conteúdo de beisebol da MLB (Major League Baseball) e das lutas do UFC (Ultimate Fighting Championship).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.