Motorola Moto E4 Plus: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Motorola Moto E4 Plus: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

O Moto E4 Plus é um dos smartphones intermediários básicos que a Motorola lançou aqui no Brasil em 2017. Ele chegou como uma opção interessante para quem deseja bons recursos e uma tela grande, mas quer pagar o mínimo possível por isso.

No entanto, a realidade é que por mais que o dispositivo tenha algumas coisas legais, ele também acaba decepcionando em pontos importantes. Agora que já fizemos nossa análise completa do aparelho – clique aqui para conferir – podemos detalhar um pouco mais esses aspectos.

Se você está tentando decidir se o Moto E4 Plus vale a pena, ou se é melhor juntar um pouco mais de grana para comprar um modelo melhor, então confira os contras e prós mais importantes do celular a seguir.

Contra 1: lentidão generalizada

O processador quad-core da MediaTek e os 2 GB de RAM do Moto E4 Plus não oferecem poder o suficiente para o celular executar tarefas com agilidade. O smartphone até consegue executar os apps que você precisar, mas é fácil perceber certa lentidão e até alguns engasgos na hora de tarefas relativamente simples, como abrir o teclado e digitar uma mensagem. O dispositivo consegue rodar games relativamente pesados, mas não espere que ele aguente nada muito avançado.

Jogando no Moto E4 Plus

Contra 2: pouco espaço interno

O E4 Plus vem com um total de 16 GB de armazenamento, dos quais mais de 5 GB são ocupados pelo sistema e por apps embarcados que não podem ser deletados. Por mais que dê para usar um cartão micro SD para guardar músicas, fotos e outros arquivos, realmente não sobra muito espaço para instalar vários aplicativos.

Armazenamento do Moto E4 Plus

Contra 3: preço inadequado

A Motorola está cobrando R$ 899 pelo Moto E4 Plus, o que não é um preço muito caro, mas é mais do que o aparelho vale. Considerando que você pode comprar o Moto G5 por apenas R$ 100 a mais, a diferença de desempenho é mais que o suficiente para fazer valer muito mais a pena juntar um pouco mais de dinheiro – sem falar que já dá para encontrar promoções legais para o G5.

Parte de baixo do Moto E4 Plus

Contra 4: tela grande com resolução HD

O Moto E4 Plus vem com uma tela IPS LCD com nada menos do que 5,5 polegadas, o que dá bastante espaço para você curtir vídeos e jogos. O problema é que a resolução do display é só HD, então o nível de detalhes com os quais esse espaço todo é preenchido não é dos melhores. Pelo menos o nível de brilho e a reprodução das cores são coisas que o E4 Plus faz muito bem.

Tela do Moto E4 Plus

Contra 5: áudio problemático

A caixa de som do aparelho fica no canto da parte de baixo dele, o que normalmente significaria que é fácil acabar tampando a saída com a mão e ficando sem ouvir nada. No entanto, no caso do E4 Plus, o problema não é esse. Como a tampa traseira é removível, o som acaba vazando mesmo que você tampe a saída. A questão incômoda aqui é que, com o alto-falante coberto ou não, o som acaba bem distorcido nos volumes mais fortes.

Saída de som do Moto E4 Plus

Pró 1: bateria excepcional

O Moto E4 Plus vem com uma bateria de 5.000 mAh e sabe como fazer isso render bastante. No nosso teste de stress, rodando uma hora de vídeo no YouTube com brilho no máximo, ele aguentou o suficiente para durar nada menos do que 16 horas e 40 minutos antes de ficar sem força. No uso cotidiano, o celular conseguiu passar tranquilamente dois dias longe da tomada. Uma pena só o carregamento não ser mais rápido, levando 3 horas para ir de zero a 100%.

Energia do Moto E4 Plus

Pró 2: leitor de digitais multifuncional

O leitor de digitais do Moto E4 Plus é o mesmo que a Motorola colocou no G5, G5 Plus, G5S, G5S Plus e Z2 Play. Além de funcionar muito bem para ler suas impressões, ele permite que você use gestos simples para substituir os botões de navegação do Android e tirar eles da tela. Deslize para direita para abrir o gerenciador de apps, esquerda para voltar para a tela anterior e toque para ir para a home. A resposta no Moto E4 Plus não é tão rápida quanto nos irmãos mais caros, mas ainda é muito boa.

Leitor de digital Moto E4 Plus

Pró 3: Android quase puro

A Motorola continua apostando na versão praticamente pura do sistema operacional da Google, e no Moto E4 Plus isso não é diferente. O celular vem de fábrica com a versão mais atualizada do Android Nougat, com a mesma interface que podemos encontrar no Google Pixel. Uma pena que o hardware fraco faz com que o software fique com respostas um pouco lentas.

Interface do Moto E4 Plus

Pró 4: design agradável

O visual do Moto E4 Plus segue um estilo muito parecido com o do Moto G5 – tanto que a diferença mais visível entre os dois é o tamanho maior do aparelho mais barato. O uso de metal na traseira e vidro na frente inteira dão um estilo premium que agrada bastante, e a ausência do calombo na câmera de trás é muito bem-vinda. O lado ruim é que o corpo sofre danos com facilidade, então é bom providenciar uma capinha.

Traseira do Moto E4 Plus

Pró 5: dual-SIM verdadeiro

Tirando a tampa traseira do Moto E4 Plus, você ganha acesso a dois espaços para colocar chips SIM, e um deles tem uma camada extra para você poder colocar um micro SD. Como esse espaço é dividido para você conseguir colocar o SIM card e o cartão de memória ao mesmo tempo, você não vai ter que escolher entre usar dois números de celular ou aumentar o espaço de armazenamento.

Entrada de SIM do Moto E4 Plus

-----

E aí, o que você achou dos prós e contras do Moto E4 Plus? Mande aí a sua opinião nos comentários abaixo. Se você estiver interessado pelo aparelho, é só conferir as ofertas que a gente separou a seguir.

Opções de compra

Melhor oferta para o Moto E4 Plus:

Melhor oferta para o Moto G5:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.