Review: roteador D-Link AC5300 DIR-895L

9 min de leitura
Imagem de: Review: roteador D-Link AC5300 DIR-895L

A D-Link é famosa por suas soluções inovadoras para redes de computadores. A marca investe pesado em produtos cada vez mais inovadores e recheados de tecnologia.

Nos últimos anos, a companhia apostou em modelos que, além de impressionarem pela funcionalidade, chamam a atenção pelo design diferenciado.

No ano passado, testamos o roteador D-Link AC3200, que tem uma pegada completamente diferente do habitual. Além de bonito, esse produto chegou para conquistar o consumidor que busca alta performance e uma experiência primorosa  na jogatina.

Agora, seguindo essa tendência de modelos mais robustos, a marca apresenta mais um roteador com visual ousado. O D-Link AC5300 lembra muito uma espaçonave e promete vantagens com tecnologias inovadoras que visam entregar capacidades adicionais para melhor transferência de dados.

O D-Link AC5300 utiliza sistema tri-band, com capacidade de operação para 2,4 GHz e 5 GHz, sendo capaz de alcançar velocidade de transferência de até 5.300 megabits por segundo. No interior, a fabricante incluiu produtos da mais alta qualidade, principalmente na parte de processamento, o que forma um conjunto ideal para streaming em 4K.

Especificações

Design de outro mundo

Roteadores são aparelhos que geralmente não trazem grande sofisticação na parte visual, uma vez que o consumidor prima pela funcionalidade, deixando o design do produto em segundo plano. Todavia, com casas mais modernas e ambientes empresarias que trazem concepções mais refinadas, equipamentos compatíveis com essa identidade são cada vez mais comuns.

Pensando nesse segmento, em que a identidade deve compactuar com a finalidade, é que a D-Link lançou o AC5300 DIR-895L. Com dimensões ousadas, uma quantidade exagerada de antenas e um acabamento primoroso, este modelo chega como um equipamento vindo de outro mundo.

É sério, ele parece uma nave espacial que saiu de séries como Jornada nas Estrelas ou Babylon Five. Importante constatar, porém, que, apesar das dimensões exageradas, este roteador não é pesado ou desengonçado. Com materiais de extrema qualidade e leveza, você pode instalá-lo em qualquer parede ou posicioná-lo em qualquer outra superfície.

O design do AC5300 foi pensado cuidadosamente, tanto para a acomodação do hardware no interior quanto para a instalação das antenas nas laterais. Um detalhe importante aqui, quando fazemos uma comparação com o modelo antecessor, é a inclusão de duas antenas adicionais, o que dá um total de oito componentes de transmissão para melhoria de sinal.

O visual é simplesmente perfeito, com retas bem definidas, que remetem bastante ao visual de uma pirâmide. Da mesma forma que o cuidado é perceptível na concepção, há grande capricho no acabamento. A escolha da cor vermelha foi uma excelente ideia, já que ele fica ainda mais atraente e se destaca em relação aos concorrentes.

Atrás do roteador, o consumidor pode aproveitar duas portas USB (uma 2.0 e outra 3.0), quatro portas de rede gigabit e uma porta WAN. Aqui, há também uma chave para mudar a funcionalidade do produto de roteador para repetidor de sinal. Em cima, os LEDs na cor branca exibem as principais informações sobre o funcionamento do produto.

Tecnologias e configurações

Com a crescente onda de serviços de streaming e jogos que aumentam substancialmente o tráfego de dados, equipamentos de rede capazes de dar suporte aprimorado para múltiplos dispositivos se fazem cada vez mais necessários.

É por isso que o D-Link AC 5300 ganha mais destaque sobre os equipamentos concorrentes. Graças à compatibilidade com redes WiFi 802.11ac, ele entrega melhores resultados para a transmissão de conteúdo com resolução 4K, otimização para jogos e downloads acelerados.

Com um sistema de QoS avançado, este roteador prioriza determinadas tarefas (como a conexão com servidores de jogos) e deixa outras (como navegação geral ou download de servidores FTP) em segundo plano. A configuração do produto, inclusive, tem ferramentas para que você determine quais atividades são mais importantes.

A presença de portas gigabit não é exatamente uma exclusividade deste produto, já que outros modelos mais simples da D-Link (e também de outras marcas) contam com tais características, porém elas apresentam baixíssima latência, o que é excelente para o consumidor que sempre opta por conexões via cabo.

Quem pretende conectar impressora à rede ou mesmo um dispositivo de armazenamento não necessita manter um servidor ligado ao roteador, já que o próprio aparelho da D-Link suporta aplicativos especiais de compartilhamento e se sobressai ao entregar duas portas USB. Uma das conexões é USB 3.0, o que garante velocidade extra para HDs externos.

Em questão de instalação e configuração, o setup do D-Link AC5300 é bastante simples e rápido. Todos os procedimentos iniciais e de manutenção são facilmente realizados via navegador, em uma interface limpa e intuitiva. Vale notar que algumas funcionalidades podem ser acessadas com os aplicativos disponíveis para Android e iOS.

Desempenho absurdo!

Com processador dual-core de 1,4 GHz, este roteador da D-Link gerencia dezenas de conexões simultaneamente ao mesmo tempo que mantém o controle sobre tarefas automatizadas. Para consumidores que pretendem usar vários aparelhos para a recepção de vídeos em 4K, o AC5300 garante a transmissão simultânea dos dados sem apresentar interrupções.

Em nossos testes, percebemos que a unidade central de processamento consegue priorizar as tarefas determinadas como prioritárias, mas sem deixar de dar atenção aos aparelhos mais simples, como celulares que estão puxando dados em segundo plano.

O primeiro diferencial do produto que garante uma boa experiência em todos os aparelhos é o sistema Tri-Band, que funciona nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz — e inclui compatibilidade com aparelhos que usam o novo sistema Dual Band AC. Somando as velocidades de todas as bandas, este D-Link pode transferir até 5,3 gigabits por segundo.

A vantagem de ter três bandas de transmissão é que você pode conectar vários dispositivos simultaneamente, tanto modelos mais antigos (compatíveis apenas com o padrão 802.11g, por exemplo) quanto aparelhos já equipados com chips mais modernos, e não sofrer com perda de velocidade, já que há banda suficiente para todos os produtos.

A velocidade máxima em 5 GHz é de 4,3 Gb por segundo, o que é bastante impressionante considerando que as redes cabeadas só transmitem até 1 Gb por segundo. Já na rede de 2,4 GHz, este roteador consegue transmitir até 1 gigabit por segundo. Na prática, a velocidade máxima em um único aparelho com tecnologia 802.11ac foi de 855 Mbps na rede de 5 GHz.

Levando em conta que o streaming do Netflix em 4K consome no máximo 20 Mbps de banda, você pode ter a certeza de que este roteador dá conta de gerenciar 10 streamings simultâneos nessa resolução. Obviamente, o grande problema aqui não é a limitação do aparelho, mas a da conexão com a internet.

É importante notar que, graças ao sistema de transmissão com oito antenas, o sinal do D-Link AC 5300 é muito melhor do que o da maioria dos produtos de mesmo segmento. Com tais componentes, o sinal tende a ultrapassar uma grande quantidade de barreiras e entregar tanto um melhor nível de sinal (para melhor estabilidade) quanto velocidades mais expressivas.

Smart Connect

Com a tecnologia Smart Connect, o D-Link AC5300 garante a melhor conexão possível para os seus aparelhos. Normalmente, as pessoas ficam em dúvida quanto à melhor frequência, mas, com este roteador, você não precisa se preocupar, pois ele consegue detectar o tipo do aparelho que está se conectando e garantir a melhor conectividade e taxa de transferência.

Há muitos dispositivos mais antigos que oferecem compatibilidade com os dois padrões, mas eles ainda dispõem de tecnologias rudimentares para a frequência dos 5 GHz. Nesses casos, o roteador da D-Link força a conexão na faixa dos 2,4 GHz, liberando a banda maior para os produtos mais novos que podem se beneficiar da frequência mais elevada.

Testes de desempenho

A análise de um roteador é um tanto complexa, já que os principais testes práticos são efetuados com conexão de internet, algo que pode influenciar na experiência geral. Assim, para conferir as capacidades do D-Link AC5300 DIR-895L, nós efetuamos algumas verificações que você poderia fazer na sua casa.

O objetivo dos testes é avaliar tanto a potência do sinal quanto o gerenciamento do dispositivo na hora de transmissões sem fio. A ideia é averiguar mais o sinal de WiFi, já que a maioria dos roteadores consegue suprir as necessidades em conexões cabeadas. Além disso, este modelo visa suprir as deficiências nesse sentido, então os testes wireless são fundamentais.

Nós fizemos testes com notebooks e smartphones. Abaixo, informamos alguns resultados (os melhores que obtivemos) em nossas verificações:

  • Conexão estável com até seis barreiras para distâncias de até 40 metros
  • Velocidade incrível (acima de 800 Mbps) para distâncias de até 30 metros sem barreiras
  • Velocidade impressionante (acima de 300 Mbps) para distâncias de até 20 metros com duas barreiras
  • Velocidade aceitável (acima de 60 Mbps) para distâncias de até 30 metros com cinco barreiras
  • Velocidade fraca (próxima de 12 Mbps) para distâncias de até 40 metros com seis barreiras
  • Sinal de alta potência tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos (testes realizados com seis aparelhos)
  • Execução de vídeos em 4K (Netflix e YouTube) em vários produtos simultaneamente (seis aparelhos usados)
  • Distribuição de sinal homogênea para quase todas as direções

Vale comentar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos, de modo que notamos alterações por conta das diferentes capacidades. Além disso, a reprodução simultânea apresentou variações de acordo com o uso da rede (tivemos resultados diferentes em alguns horários) e a conexão de internet (usamos uma conexão de 100 mega).

Vale a pena?

Novamente, a D-Link prova sua capacidade no desenvolvimento de um aparelho de rede capaz de entregar o melhor da tecnologia e do design. Não há dúvidas de que o novo D-Link AC5300 DIR-895L esbanja performance, recursos e charme.

O design do AC5300 é um espetáculo e conta muito para quem busca modernidade. Ele é perfeito para os fãs de tecnologias ou para quem pretende colocar uma “nave espacial” na estante. O sistema de múltiplas antenas é um diferencial importante, sendo algo raro no mercado, já que estamos falando aqui de um aparelho com oito antenas.

O D-Link AC5300 gerencia muitas conexões simultaneamente e entrega sinal de qualidade para a mais alta velocidade em todos os aparelhos. Um verdadeiro espetáculo!

Com o sistema tri-band de capacidade incrementada (que entrega ainda mais velocidade do que o AC3200), este roteador possibilita a conexão de múltiplos dispositivos simultaneamente e entrega ótimos resultados tanto para produtos antigos quanto para modelos compatíveis com os novos padrões de rede.

A grande vantagem é a capacidade de dar suporte a vários dispositivos simultaneamente, garantindo conexões de altíssima velocidade, algo que é importantíssimo em épocas de demanda crescente para conteúdos em 4K e jogos online.

No Brasil, o D-Link AC5300 chega por valores que variam de R$ 1,9 mil a R$ 2,7 mil. É um preço bem salgado, mas é preciso considerar que ele se justifica por conta das tecnologias exclusivas. Além disso, vale notar que é bastante competitivo, ainda mais com modelos como o da ASUS, que chega por quase R$ 4 mil.

Até agora, nós não havíamos testado um roteador com tamanha capacidade de sinal e velocidade, então o valor elevado se deve ao fato de termos aqui a Ferrari dos roteadores.

Para muita gente, não faz sentido gastar tudo isso em um roteador, mas não há dúvidas de que este é o roteador perfeito para quem precisa de alto desempenho, ainda mais se há a necessidade de usar dezenas de dispositivos simultaneamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.