Paredes de São Francisco já são hidrofóbicas para inibir xixi em público

1 min de leitura
Imagem de: Paredes de São Francisco já são hidrofóbicas para inibir xixi em público

As paredes de alguns bairros de São Francisco ganharam um tipo de revestimento bastante peculiar, com intuito de repelir os homens que possuem o péssimo hábito de urinar sobre elas (o que, eventualmente, faz com que o mau-cheiro seja propagado pelas calçadas). Pode ser algo surpreendente para muitas pessoas, porém o problema de urinação em público é algo extremamente presente em São Francisco há anos e combatido há muito tempo.

É legalmente proibido urinar em qualquer lugar público da cidade californiana desde 2002 e multas que variam de US$ 50 a US$ 500 são aplicadas em qualquer um que for pego no ato (é possível denunciar também). Contudo, essas sentenças diminuíram pouco os casos de xixi em público, já que grande parte deles ocorre de madrugada quando há poucas pessoas nas ruas.

E é por isso que um novo tipo de solução foi implantado em certos pontos da cidade: o revestimento com material hidrofóbico sobre as principais paredes atingidas pelos xixis, capaz de repelir o líquido. De acordo com o SF Gate, nove paredes já foram pintadas com esse material repelente e o resultado foi muito melhor do que o esperado, pois dependendo da intensidade do jato, o xixi é jogado de volta à pessoa e pode até sujar os calçados e a calça do indivíduo.

Desse modo, quem for querer urinar em público vai acabar se sujando. O intuito de tal ação é fazer com que as pessoas utilizem os banheiros públicos e acabem de vez com esse péssimo hábito. A ideia original é da cidade alemã de Hamburgo, já que por lá diversas paredes foram revestidas com materiais hidrofóbicos, especialmente em locais onde muitas pessoas se juntam para beber cerveja.

Contudo, não há como saber se esse tipo de estratégia será realmente efetivo (caro, garantimos que é). A questão da urinação em público é bastante debatida em São Francisco devido à grande população de mendigos e moradores de ruas que, obviamente, não possuem muitos locais em que possam fazer as suas necessidades básicas. Muitos afirmam que o ideal é oferecer mais banheiros públicos para essas pessoas em vez de criar paredes imunes à urina – seja como for, São Francisco está tentando combater o hábito de todas as maneiras.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.