Dark: relembre eventos anteriores para assistir 3ª temporada

4 min de leitura
Imagem de: Dark: relembre eventos anteriores para assistir 3ª temporada
Imagem: IMDb

Atenção! Este texto contém spoilers das duas temporadas de Dark.

Em Dark, é sempre um risco tentar adivinhar quem está em cada momento, e, como a série estabelece que o tempo é cíclico e não linear, o futuro pode determinar acontecimentos do passado, deixando tudo mais complexo e confuso. Com a terceira temporada prevista para estrear em 27 de junho (ou o dia do apocalipse na série), preparamos um guia para ajudar a lembrar dos principais eventos e as conexões entre os personagens.

Dark: Passado, presente e futuro

Antes de falar sobre quem é quem na série, vale lembrar que as pessoas de Widen podem viajar exatos 33 anos para o futuro ou para o passado. Como sempre, há uma exceção, mas antes vamos às maneiras mais “convencionais”. A primeira opção é através do buraco de minhoca criado na caverna. A sua origem está relacionada ao acidente que aconteceu na usina nuclear.

O acidente também liberou material radioativo, criando uma matéria escura, que permite viajar através do tempo. Além dessas maneiras “naturais”, duas máquinas do tempo foram criadas: uma pelo mestre relojoeiro H.G. Tannhaus; e a outra, utilizada por Noah. Ele realiza testes com criança, mas os resultados não costumam ser muito agradáveis. Já sobre a maneira de viajar para qualquer dia no passado ou no futuro, é através de uma matéria escura criada pelo Sic Mundus.

As quatro famílias

Em Dark, tudo gira em torno de quatro famílias. Isso poderia simplificar as coisas, mas, da maneira como a série é construída, é justamente aqui que o enredo fica confuso. Nós acompanhamos esses quatro núcleos em cinco momentos: 1921, 1953/54, 1986/87, 2019/20 e 2052/53.

A família Nielsen

NoahNoahFonte:  IMDb/Reprodução 

Essa família aparece em 1921, quando dois homens são mostrados construindo um túnel nas cavernas, que mais tarde serão importantes para as viagens no tempo. Um dos homens é Hanno Tauber, o Noah. Ele está envolvido no desaparecimento de crianças em Winden, para testar uma máquina do tempo, e quem o ajuda é a sua irmã Agnes. Ela mata Noah, pouco tempo após ele descobrir que sua filha, Charlotte, é mãe de Elizabeth, a mesma mulher com quem ele teve Charlotte – mas já chegamos a ela.

A família Nielsen ainda tem Tronte, filho de Agnes e pai de Ulrich e Mads, que se torna uma das crianças sequestradas por Noah. Enquanto isso, Ulrich se casa com Katharina e tem mais três filhos: Mikkel, Magnus e Martha. Após Mikkel desaparecer misteriosamente, Ulrich viaja no tempo para tentar encontrá-lo, mas vai para o ano errado e não consegue retornar (o mesmo aconteceu com Mikkel). Já Magnus, quando adulto, faz parte do Sic Mundus e Martha, que vai se envolver com Jonas, é morta por Adam, mas uma “segunda versão” surge e diz ser de outro mundo – que deve ser explorado na terceira temporada.

A família Kahnwald

JonasJonasFonte:  IMDb/Reprodução 

Começamos em 1953 com Daniel Kahnwald, o chefe da polícia de Winden, que tem uma filha chamada Inês. Em 1986, ela adota Mikkel Nielsen e o batiza de Michael. Dessa maneira, Mikkel cresce no período errado, se casa com Hanna, e os dois têm um filho: Jonas. Assim, a família Kahnwald fica diretamente relacionada com os Nielsen, pois Jonas se envolve com Martha, irmã de Mikkel.

A grande revelação da série é que Adam, responsável pelo Sic Mundus, é a versão mais velha de Jonas. Ele tem o rosto deformado, devido às diversas viagens no tempo que fez, e tenta convencer sua versão mais nova a não permitir que os ciclos sejam interrompidos.

A família Tiedemann

ClaudiaClaudiaFonte:  IMDb/Reprodução 

Aqui, o foco está na relação da família com a usina nuclear. Tudo começa com o casal Egon e Doris, que tem uma filha chamada Claudia. Esse primeiro núcleo acontece em 1953/54, quando Egon, que é um policial, detém Ulrich (Egon também prende Ulrich em 1986). Ainda em 1953, Agnes Nielsen aluga um quarto na casa dos Tiedemann, onde ela cria seu filho, Tronte.

Em 1986, Claudia é diretora da usina nuclear de Winden. Ela tem uma filha, Regina, cujo pai é desconhecido, mas poderia ser Tronte, com quem ela teve um caso. Claudia também se torna uma viajante do tempo e decide confrontar a Sic Mundus; porém, ao descobrir a data que seu pai irá morrer, ela tenta salvá-lo e descobre ser ela mesma a causa de sua morte.

A família Doppler

CharlotteCharlotteFonte:  IMDb/Reprodução 

Aqui é onde a confusão fica mais complexa. Isso porque Charlotte é filha e mãe de Elizabeth, tudo por conta de uma viagem no tempo que ela não sabia ter feito. Charlotte nunca conheceu a origem de seus pais. Ela foi criada por Tannhaus nos anos 70, sem saber que, na verdade, nasceu após o apocalipse de Winden. Ela vive normalmente e tem uma filha, Elizabeth, com Peter.

Isso acontece antes de Charlotte nascer, no que seria a cronologia “correta”. Elizabeth conhece Noah e os dois se apaixonam e têm uma filha, que é Charlotte – então levada aos anos 70 e deixada com Tannhaus. Passada a dor de cabeça, é importante lembrar que Peter é filho de Helge, que também ajudou Noah a sequestrar as crianças. Ulrich viaja no tempo para tentar matá-lo ainda criança e impedir que ele rapte Mads, sem saber que é exatamente isso que dá origem ao ciclo.

No pós-apocalipse, Elizabeth é quem lidera os sobreviventes de Winden. Ela proíbe que as pessoas tentem ir além do muro, onde fica a antiga usina, as condenando à forca. Uma delas é Jonas, mas no último minuto ela decide poupar sua vida, deixando uma cicatriz no seu pescoço. Com essa marca, Adam consegue convencer Jonas de que eles são a mesma pessoa.

Veja tambémDark 3ª temporada: veja trailer cheio de mistérios pela Netflix

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.