Ian Holm, ator de O Senhor dos Anéis e Alien, morre aos 88 anos

1 min de leitura
Imagem de: Ian Holm, ator de O Senhor dos Anéis e Alien, morre aos 88 anos
Imagem: IMDb/Reprodução

O ator Ian Holm, que interpretou o personagem Bilbo Bolseiro na trilogia O Senhor dos Anéis, morreu nesta sexta-feira (19) em Londres (Inglaterra), aos 88 anos de idade. A morte foi confirmada pelo agente dele ao The Guardian.

“É com grande pesar que comunicamos que Sir Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele morreu pacificamente no hospital com sua família e seu cuidador. Charmoso, gentil e ferozmente talentoso, sentiremos muito a sua falta”, escreveu. Na nota, ele afirma que a morte de Holm foi causada por complicações em decorrência do Mal de Parkinson.

De acordo com o jornal britânico, os últimos dias de vida do ator, que também participou de filmes como Alien e Carruagens de Fogo, foram registrados em uma série de fotografias pela esposa dele, Sophie de Stempel.

Ian Holm durante evento de lançamento de O Senhor dos Anéis, em 2001.Ian Holm durante evento de lançamento de O Senhor dos Anéis, em 2001.Fonte:  IMDb/Reprodução 

Há poucas semanas, o ator britânico lamentou o fato de não poder participar da reunião virtual do elenco de O Senhor dos Anéis, mas enviou uma mensagem aos colegas: “Lamento não poder encontrar vocês, sinto falta de todos e espero que essa aventura leve vocês a muitos lugares”, escreveu Holm, que estava de quarentena em casa.

Uma carreira de sucesso

Nascido em Essex, na Inglaterra, em 12 de setembro de 1931, Ian Holm iniciou a carreira em uma famosa companhia de teatro do Reino Unido. Ele chegou a ganhar o prêmio Tony em 1967, considerado a maior condecoração do teatro nos Estados Unidos.

Seu primeiro papel marcante no cinema foi em Alien (1979). Pouco tempo depois, a participação em Carruagens de Fogo lhe rendeu um prêmio BAFTA e uma indicação ao Oscar de 1982.

Entre os papéis de Ian Holm no cinema, também vale destacar as participações em longas como Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva, Brazil, Hamlet, As Loucuras do Rei George, O Quinto Elemento, O Aviador e O Dia Depois de Amanhã.

A sua interpretação mais conhecida foi nos filmes da franquia O Senhor dos Anéis, lançados entre 2001 e 2003. Ele ainda reprisou o papel em duas partes da trilogia O Hobbit, fazendo nelas a sua última aparição no cinema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.