Os personagens mais nerds da ficção para a Semana do Orgulho Nerd

5 min de leitura
Imagem de: Os personagens mais nerds da ficção para a Semana do Orgulho Nerd
Imagem: CBS/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O mundo dos nerds é repleto de possibilidades. São diversos tipos de nerds que consomem todos os conteúdos possíveis, realizam maratonas de filmes e séries, leem seus livros preferidos, jogam videogame ou são apenas muito inteligentes, gostando de saber absolutamente tudo sobre determinados assuntos.

De alguma forma bem interessante, muitos filmes e séries, consequentemente, também exploraram esses mais variados tipos de nerds, inclusive, alguns desses produtos se popularizaram entre os fãs que também se consideram nerds; afinal de contas, a identificação é algo inevitável.

Sendo assim, vamos relembrar alguns dos nerds mais importantes da cultura pop. Vale a pena citar de antemão alguns exemplos mais recentes como a Devi, protagonista de Never Have I Ever da Netflix e também Raito Yagami, personagem principal de Death Note que se destacam por sua perspicácia e inteligente — mas também em alguns momentos pela frieza com que lidam com certas situações.

Sheldon Cooper (The Big Bang Theory)

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)Fonte:  CBS 

Embora a maioria dos personagens dessa série possam ser considerados nerds em sua essência principal, Sheldon Cooper (Jim Parsons) talvez seja o seu principal exemplo. Além de gostar muito de histórias em quadrinhos, filmes destinados para este tipo de público e ser obcecado pelo estudo da Física, nas últimas temporadas, embora com todas as mudanças, o personagem não parecia tão descaracterizado conforme as coisas aconteciam. Dessa forma, nerd é um daqueles que jamais vai deixar de ser o que é.

Hermione Granger (Saga Harry Potter)

(Warner Bros./Reprodução)(Warner Bros./Reprodução)Fonte:  Warner Bros. 

Ao longo dos sete livros escritos por J.K. Rowling podemos ver Hermione (Emma Watson) em diversas situações que mostram como ela é inteligente. Logo em A Pedra Filosofal, a personagem já mostra que mergulhar sua cabeça nos livros pode ser algo encantador. Ao final da saga, enquanto os personagens unem suas forças contra Voldemort, ela continua fazendo leituras que se mostram fundamentais para as pesquisas.

Hermione é uma nerd leitora, assim como Rory Gilmore, de Gilmore Girls, que sabe que ter uma biblioteca na mente vai mudar seu mundo.

Tony Stark (Homem de Ferro)

(Disney/Reprodução)(Disney/Reprodução)Fonte:  Disney 

O playboy bilionário que também é cientista, empresário, filantropo, entre outras tantas aptidões se destaca por conseguir realizar seus mais variados inventos para ajudar a humanidade. Tony Stark (interpretado por Robert Downey Jr.) é um verdadeiro geek que é aficionado por tecnologia e utiliza seu dinheiro para fazer acontecer seus sonhos.

Sandy Bochechas (Bob Esponja)

(Nickelodeon/Reprodução)(Nickelodeon/Reprodução)Fonte:  Nickelodeon 

Um dos desenhos animados mais divertidos de todos os tempos certamente teria sua personagem nerd. Sandy Bochechas, a esquilo que vive com uma espécie de roupa de astronauta embaixo d’água, está sempre desenvolvendo alguma ideia mirabolante, no melhor estilo do Doutor Victor, de Castelo Rá-Tim-Bum. Por estar sempre com a cabeça em suas pesquisas, ela é uma nerd estudiosa que consegue desvendar alguns dos segredos do mar, além de lutar karatê.

Lisa Simpson (Os Simpsons)

(Fox/Reprodução)(Fox/Reprodução)Fonte:  Fox 

A personagem, que também é budista, vegetariana e saxofonista, apesar da pouca idade tem sua vida inteira dedicada aos seus estudos. Ela é capaz de desenvolver diversos experimentos, tirar boas notas, realizar debates com argumentos sólidos e também de estar sempre confrontando os adultos da série com belas sacadas. Ela é uma nerd que conseguiria facilmente se livrar do status de “esquisita” com seus argumentos persuasivos.

Spock (Star Trek)

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

Citado por diversas vezes em The Big Bang Theory por Sheldon Cooper e companhia, Spock é um dos personagens mais icônicos de Star Trek, eternizado por Leonard Nimoy na série original e também nos primeiros filmes. Spock é muito inteligente e um tanto quanto anti-social.

Velma (Scooby-Doo)

(Boomerang/Reprodução)(Boomerang/Reprodução)Fonte:  Boomerang 

Com seu visual monocromático e um óculos inconfundível, a mais inteligente do grupo a bordo da Mystery Machine também pode ser considerada uma nerd nata. Velma está sempre envolvida com suas pesquisas para desvendar os mistérios dos quais fica encarregada e também é capaz de argumentar com uma persuasão incrível.

Doutor Emmett Brown (De Volta para o Futuro)

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

As ideias mirabolantes do Dr. Brown (interpretado por Christopher Lloyd) podem até parecer bizarras em um primeiro momento. Mas seu amigo Marty McFly (Michael J. Fox) consegue levá-lo em consideração, se envolvendo em algumas roubadas - já que por conta de um acidente o rapaz acaba visitando seus pais nos anos 1950.

Nós precisamos concordar, no entanto, que o criador da máquina do tempo em um DeLorean — algo por si só extraordinário — é um nerd completo, daquele tipo que estará sempre fazendo seus experimentos.

Sam Tarly (Game Of Thrones)

(HBO/Reprodução)(HBO/Reprodução)Fonte:  HBO 

Quando o autor George R.R. Martin foi questionado sobre suas características próprias em seus personagens, ele afirmou que Sam Tarly era o que mais se assemelhava a ele, já que o rapaz, pertencente à Patrulha da Noite é um “jovem gordo que gosta de ler livros e não gosta de subir muitas escadas”. Alguns fãs criaram, inclusive, a teoria de que Sam seria o próprio Martin nos livros e que ele se encarregaria de escrever a saga das guerras pelo trono em Westeros.

Bruce Banner (O Incrível Hulk)

(Disney/Reprodução)(Disney/Reprodução)Fonte:  Disney 

Apesar de Hulk aparentar ter apenas o poder da força, Bruce Banner, sua verdadeira persona, é bastante inteligente. Banner sempre gostou muito de estudar e ao longo dos anos foi se especializando em radiação gama, o que ocasionou, então, que ele se tornasse o incrível Hulk. Tentando, ao longo do tempo, todas as formas possíveis para que o monstro verde não interferisse de maneira ruim em sua vida, aos poucos conseguiu a habilidade de controlá-lo. Banner pode ser considerado um nerd dos estudos que está sempre em busca de habilidades benéficas para o seu convívio.

Abed Nadir (Community)

(NBC/Reprodução)(NBC/Reprodução)Fonte:  NBC 

E por último, mas não menos importante, precisamos citar Abed Nadir (Danny Pudi), de Community. A série, por si só, já apresenta algumas personalidades variadas de nerds. Mas Abed talvez seja o principal deles, com todas as suas gags divertidas, visual desleixado e sua parceria com Troy Barnes (Donald Glover).

O estudante de cinema da Greendale Community College é fã de Cougar Town, uma série protagonizada por Courtney Cox (a Monica, de Friends — irmã de outro nerd das séries, Ross Geller) e é a partir dele que diversas sacadas metalinguísticas podem ser conferidas na série.

Existem muitos outros personagens que certamente pertencem ao mundo dos nerds, quais são os seus favoritos?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.