5 expectativas para Tenet, novo filme de Christopher Nolan

3 min de leitura
Imagem de: 5 expectativas para Tenet, novo filme de Christopher Nolan
Imagem: IMDb

O novo filme de Christopher Nolan, Tenet, promete ser tão enigmático quanto A Origem. Até o momento foram divulgadas poucas informações sobre o longa, além de um trailer que não revela muitas coisas. Mesmo assim, já é possível antecipar algumas informações sobre o que esperar. Abaixo, listamos cinco expectativas para o filme que promete ser um dos grandes destaques quando chegar aos cinemas.

Produção

aaa  IMDb/Reprodução 

Uma coisa que o Nolan não abre mão é de trabalhar em grandes produções. Não apenas no orçamento, que em Tenet está estimado em mais de US$200 milhões, mas também no visual. O filme foi gravado utilizando uma mistura de filmes IMAX e 70mm, para aumentar a imersão durante a projeção.

Além disso, os recursos visuais, somados aos efeitos especiais, devem deixar o filme ainda mais espetacular. Até o que foi possível ver no trailer, o diretor pretende usar isso para apresentar a viagem no tempo. Com o tipo de câmera utilizado, é esperado que o longa tenha muitos momentos de tirar o fôlego.

Enigmático

aaa  IMDb/Reprodução 

Desde o seu primeiro longa, Amnésia, Nolan gosta de confundir o público com seus filmes. E com Tenet parece que não será diferente. A produção não teve sinopse oficial divulgada, e o diretor tem feito de tudo para manter os detalhes da trama longe do público.

Na verdade, nem o elenco obteve muitas informações da trama, além do essencial. Michael Caine, por exemplo, comentou que o Nolan “é tão misterioso que nem me deixou ler o roteiro. Tudo o que tive foi um dia de trabalho, e ele me deu minhas páginas. Fiz meu papel e gravei apenas com John David Washington. Eu não ouvi mais nada [da produção] desde então”. O ator comentou ainda que nem sobre o significado do título ele foi informado. O mesmo aconteceu com Pattinson, que ficou trancado em uma sala para ler o roteiro e depois teve que devolvê-lo ao diretor.

O primeiro trailer não colaborou muito, mas ele revela que a viagem no tempo será um elemento importante na trama. Também está sendo sugerido que Tenet será um filme sobre espionagem, além de uma Terceira Guerra Mundial ter alguma conexão com o objetivo do protagonista.

Elenco

aaa  IMDb/Reprodução 

Já faz alguns anos que Nolan prefere trabalhar com um núcleo de atores de confiança, e que já colaboraram com o diretor em outras oportunidades. Porém, em Tenet, o cineasta optou por arriscar um grupo novo. Apenas Michael Caine (Batman, A Origem, Interestelar) e Kenneth Branagh (Dunkirk) já trabalharam antes com Nolan. Isso mostra que o diretor está procurando por novos rostos.

Desta vez, John David Washington (Infiltrado na Klan) e Robert Pattinson (O Farol) protagonizam o filme. Além deles, o elenco conta com Aaron Taylor Johnson (Vingadores: Era de Ultron), Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia Vol. 2), Himesh Patel (Yesterday), Clémence Poésy (Harry Potter) e Fiona Dourif (The Purge). Com isso, Nolan optou por atores menos conhecidos, reforçando o tom de mistério mantido até agora.

Vilão

aaa  IMDb/Reprodução 

Até o momento, um dos mistérios é sobre quem será o grande vilão da trama. O trailer de Tenet, assim como parte do material de divulgação, sugere que Kenneth Branagh deve assumir este papel. Porém, ainda não está claro se ele será o único antagonista, ou se ele irá dividir a função com mais alguém. E se for esse o caso, seria Michael Caine? Como a trama ainda não foi apresentada, fica difícil descobrir quem será o vilão e isso aumenta ainda mais a expectativa para o filme.

Estreia

aaa  IMDb/Reprodução 

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a Warner ainda não mudou a data de estreia de Tenet. Marcado para 16 de julho, o filme deve ser adiado, uma vez que os cinemas não devem estar em condições de receber o público até esta data. Por se tratar de uma produção com um grande orçamento, a Warner também deve estar interessada em mudar para uma data mais segura para obter um retorno financeiro condizente com o investimento.

Apesar disso, Nolan tem feito pressão para que as salas IMAX retornem o quanto antes, para que ele possa manter a data original.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.