Controle do PS5 pode ter assistente virtual para ajudar a jogatina

1 min de leitura
Imagem de: Controle do PS5 pode ter assistente virtual para ajudar a jogatina

Ainda com muitas cartas na manga, a Sony mantém em segredo as maiores novidades do PS5. Entretanto, com a comunidade ansiosa pela nova geração de consoles, detalhes não revelados oficialmente continuam sendo compartilhados na rede — e o PlayStation Assist é um exemplo disso.

Há poucas semanas foto do Dualshock 5, o controle do novo console da Sony, caiu na redes sociais. Ao analisar a foto, vários internautas identificaram um pequeno orifício, semelhante à um microfone, localizado na parte frontal do controle.

(Fonte: Select Game/Reprodução)

Ainda sem entender a função da entrada de voz, o site BGR relembrou que meses atrás a Sony patenteou uma assistente virtual para jogos, habilitada por comandos de voz. Agora, em outra patente descoberta, confirmou-se a presença do microfone no controle — mas seu propósito ainda é um mistério.

Podemos presumir que, com auxílio de uma inteligência artificial, a assistente poderia identificar o que está na tela e o seu comando para dar dicas e facilitar seu caminho nos games. A assistente poderia ajudar a solucionar puzzles, descrever objetivos, objetos e eventos dentro do jogo, dispensando totalmente o uso de outro aparelho e pesquisas na internet.

(Fonte: TechTastic/Reprodução)

Não seria estranho este recurso dar as caras nessa geração, principalmente por não ser totalmente inédito. O Google Stadia, desde sua estreia, já dá dicas específicas para os jogadores por meio da Google Assistente, que conta com botão único no controle.

Além disso, o microfone também poderia funcionar para comunicar-se dentro do jogo, considerando que chats de voz são quase obrigatórios dentro dos games competitivos atuais.

Vale lembrar que há pouco reportamos um vazamento de preço, data de anúncio e janela de lançamento do PlayStation 5. Não deixe de conferir!

O que você acha da popularização desses assistentes virtuais? Será que facilita demais a jogatina? Comente!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.