Os Simpsons: dublador original de Apu se afasta do personagem

1 min de leitura
Imagem de: Os Simpsons: dublador original de Apu se afasta do personagem

Após 30 anos interpretando o indiano Apu, o ator americano Hank Azaria anunciou que não vai mais fazer a voz original do personagem de Os Simpsons. Ele anunciou sua decisão em uma entrevista para o site norte-americano SlashFilm durante os eventos do TCA 2020.

Segundo o ator, essa foi uma escolha de comum acordo e que ele não sabe sobre o destino do personagem na animação. “Isso é algo que depende dos produtores e eles ainda não encontraram uma solução. Apenas concordamos que não farei mais a voz dele”.

Apesar de se “aposentar” como intérprete de Apu, Hank Azaria deve continuar no elenco de vozes de Os Simpsons. Assim como outros atores da série, ele é responsável por dar voz a outros personagens como o dono de bar Moe e o Comic Book Guy.

Além de Os Simpsons, Hank Azaria atuou em diversos filmes e séries de comédia. (Fonte: Yahoo.com/Reprodução)

Polêmicas por trás da aposentadoria de Apu

Possivelmente, a decisão está relacionada a uma polêmica que começou em 2017 após o documentário The Problem with Apu. Nele, o humorista indiano Hari Kondabolu critica a forma como as produções americanas estereotipam os imigrantes do sul da Ásia.

Assim, ele utiliza o personagem como ponto de partida para uma discussão sobre a representação de grupos marginalizados e os motivos para isso. Então, também questiona o fato de um homem branco americano dar voz a um personagem indiano carregado de clichês.

Em 2018, Os Simpsons tentaram dar uma resposta para polêmica com o episódio “Nenhuma Boa Leitura Ficará Impune”. No entanto, o roteiro dividiu ainda mais as opiniões do público. Pessoas defenderam a forma de humor da animação, enquanto outras consideraram o material “desdenhoso e fora de caráter”.

Na época, Hank Azaria revelou o desejo de parar de interpretar Apu e dar espaço para um ator de origem indiana assumir o papel. Caso isso não fosse possível, ele também sugeriu que o personagem fosse “aposentado”, como aconteceu com outros no passado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.