Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Doublicat é o app de deepfake que coloca seu rosto em GIFs
Avatar do autor

Por Mateus Mognon

via nexperts

1 min de leitura

Doublicat é o app de deepfake que coloca seu rosto em GIFs

Após gerar polêmicas durante o ano passado, o deepfake já está em alta em 2020 por um motivo mais lúdico: um aplicativo chamado Doublicat ganhou a atenção dos usuários de redes sociais ao conseguir substituir rostos em GIFs. O processo acontece em questão de segundos e só precisa de uma selfie para funcionar.

Disponível para Android e iOS, o Doublicat é baseado em uma tecnologia chamada RefaceAI, desenvolvida por uma empresa de mesmo nome. Diferente da inteligência artificial presente em apps como o polêmico Zao, a nova tendência utiliza uma rede neural conhecida como GAN (Generative Adversarial Network), que não precisa de modelos 3D e, consequentemente, entrega resultados que não miram tanto no realismo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma foto do rosto da cantora Taylor Swift misturada com um GIF de Mark Zuckerberg. (Fonte: The Next Web/Reprodução)

Ainda assim, como o objetivo do aplicativo é divertir e não enganar, os resultados entregues conseguem ser satisfatórios, principalmente em GIFs que não possuem tantos movimentos. Outro detalhe importante é que o Doublicat possui em suas configurações um botão para solicitar que todos os dados do usuário sejam apagados após o uso, visando garantir mais transparência para os consumidores.

Como utilizar o Doublicat 

O aplicativo Doublicat pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS. Após fazer o download, o usuário só precisa tirar uma foto com um rosto para começar a utilizar o serviço. O app suporta imagens capturadas com a câmera traseira e também frontal, e também permite montar um "banco de faces" para fazer diferentes montagens com facilidade.

Interface do Doublicat traz diversos GIFs para serem utilizados. (Fonte: Mateus Mongon/TecMundo)

Com as fotos capturadas, o usuário precisa navegar na interface do aplicativo para encontrar um GIF e fazer a substituição de rosto. O serviço conta com diferentes abas, incluindo uma com imagens populares e outras dividindo os materiais por temas. As categorias incluem sériesfilmes famosos, como Star Wars e Game of Thrones, e também segmentos com animações de celebração, amor e amizade, por exemplo.

Após selecionar um GIF e realizar a troca de rostos, o usuário recebe a opção de salvar a nova imagem, compartilhar a produção em outros aplicativos ou enviá-la diretamente aos Stories do Instagram, sempre com uma marca d'água do Doublicat.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias

Cultura Geek Entretenimento Internet

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Doublicat é o app de deepfake que coloca seu rosto em GIFs